UESP coordena implementação de um piloto de negócio electrónico entre empresas de calçado
Encontra-se em fase de conclusão o estabelecimento de um primeiro piloto, sob responsabilidade de César Toscano e Luís Carneiro da Unidade de Engenharia de Sistemas de Produção (UESP), envolvendo empresas portuguesas ligadas à produção e distribuição de calçado. Este piloto visa a interligação electrónica de várias empresas nacionais: Cindicalfe Indústria de Calçado, Centenário, Lusocal - Artigos para Calçado, e Fivelarte - Componentes para Calçado e Marroquinaria.
Este piloto é implementado no âmbito do projecto europeu eBIZ-TCF e é suportado pelo sistema ShoeBiz, anteriormente desenvolvido pelo INESC Porto, numa parceria com o Centro Tecnológico do Calçado (CTC). Este sistema permite às empresas a operacionalização das suas relações de negócio através da troca segura e fiável de documentos electrónicos pela Internet.
Funcionando de acordo com o quadro de trabalho e standards da iniciativa ebXML (UNCEFACT / OASIS), o sistema ShoeBiz permite, por exemplo, que as empresas disponibilizem catálogos e submetam pedidos de cotação e encomendas aos seus parceiros de negócio.
O piloto conta também com a participação do CTC e da empresa Oficina de Soluções, que passou a disponibilizar no seu ERP módulos de interligação com o sistema Shoebiz.
O projecto eBIZ-TCF, liderado pela Euratex (Confederação Europeia da Indústria Têxtil e do Vestuário) e pela CEC (Confederação Europeia da Indústria do Calçado), tem como objectivo harmonizar os processos de negócio electrónico nos sectores Têxtil, de Vestuário e de Calçado a nível europeu.
O projecto definiu uma arquitectura de referência para a integração electrónica entre empresas destes sectores que inclui a definição dos quadros de referência e dos standards que definem os formatos das mensagens de negócio, os sistemas de classificação e codificação de produtos e a identificação de locais.
Os objectivos do projecto incluem a implementação das arquitecturas e standards definidos num conjunto alargado de pilotos e a divulgação dos resultados obtidos, com vista à sua adopção ao nível europeu.