Offside
Fora de Série

"Trabalhar no INESC Porto é o desafio de inovar permanentemente", Rui Diogo Rebelo

A Vós a Razão

"Aprender com o passado (das pirâmides) para melhor construir o (software do) futuro foi algo que nunca tinha visto estar tão relacionado até ter ouvido Mark Lehner", Ademar Aguiar

Asneira Livre

"I was breathing vigorously while sweat dripped down my throat, neck and forehead like the end of a drizzle. Cool outside temperature created sort of halo around my steamy torso...", Abdur Rais

Galeria do Insólito

Mauro da Rosa, investigador da Unidade de Sistemas de Energia (USE), encontra estratégia de financiamento para tempos de crise

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC Porto...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC Porto, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

 

UESP coordena implementação de um piloto de negócio electrónico entre empresas de calçado

Encontra-se em fase de conclusão o estabelecimento de um primeiro piloto, sob responsabilidade de César Toscano e Luís Carneiro da Unidade de Engenharia de Sistemas de Produção (UESP), envolvendo empresas portuguesas ligadas à produção e distribuição de calçado. Este piloto visa a interligação electrónica de várias empresas nacionais: Cindicalfe Indústria de Calçado, Centenário, Lusocal - Artigos para Calçado, e Fivelarte -  Componentes para Calçado e Marroquinaria.

Este piloto é implementado no âmbito do projecto europeu eBIZ-TCF e é suportado pelo sistema ShoeBiz, anteriormente desenvolvido pelo INESC Porto, numa parceria com o Centro Tecnológico do Calçado (CTC). Este sistema permite às empresas a operacionalização das suas relações de negócio através da troca segura e fiável de documentos electrónicos pela Internet.

Funcionando de acordo com o quadro de trabalho e standards da iniciativa ebXML (UNCEFACT / OASIS), o sistema ShoeBiz permite, por exemplo, que as empresas disponibilizem catálogos e submetam pedidos de cotação e encomendas aos seus parceiros de negócio.

O piloto conta também com a participação do CTC e da empresa Oficina de Soluções, que passou a disponibilizar no seu ERP módulos de interligação com o sistema Shoebiz.

O projecto eBIZ-TCF, liderado pela Euratex (Confederação Europeia da Indústria Têxtil e do Vestuário) e pela CEC (Confederação Europeia da Indústria do Calçado), tem como objectivo harmonizar os processos de negócio electrónico nos sectores Têxtil, de Vestuário e de Calçado a nível europeu.

O projecto definiu uma arquitectura de referência para a integração electrónica entre empresas destes sectores que inclui a definição dos quadros de referência e dos standards que definem os formatos das mensagens de negócio, os sistemas de classificação e codificação de produtos e a identificação de locais.

Os objectivos do projecto incluem a implementação das arquitecturas e standards definidos num conjunto alargado de pilotos e a divulgação dos resultados obtidos, com vista à sua adopção ao nível europeu.