INESC Porto participa no Projecto SI.VIDA
O INESC Porto vai participar no desenvolvimento de um sistema informático requerido pela Coordenação Nacional para a Infecção VIH/sida – Ministério da Saúde (CNSIDA), passível de ser distribuído e utilizado por todas as unidades de saúde que seguem e tratam pessoas infectadas pelo VIH/sida.
Para além de contribuir para a uniformização de processos clínicos, o Sistema Informático do VIH/sida (SI.VIDA) deverá possibilitar uma transferência de dados o mais transparente possível (obedecendo às regras impostas pela Comissão Nacional de Protecção de Dados) e, em última instância, uma melhor avaliação e gestão dos recursos envolvidos.
Numa primeira fase, o INESC Porto colaborou no diagnóstico (envolvendo 18 dos hospitais públicos que seguem mais de 400 doentes infectados pelo VIH/Sida) e análise dos processos associados à recolha e tratamento de dados já existentes. Por outro lado, foram analisadas as diferentes ferramentas informáticas que estão a ser utilizadas, quer pelos clínicos, quer em serviços laboratoriais ou farmacêuticos, assim como a especificação de requisitos.
Posteriormente, foi elaborado um caderno de encargos e lançado um concurso para o desenvolvimento do SI.VIDA. O INESC Porto participou na avaliação das propostas, tendo o desenvolvimento sido adjudicado à empresa Glintt-HS (ex-CPC HS).
O arranque do desenvolvimento do SI.VIDA deu-se em Outubro passado e, no âmbito do Protocolo de Colaboração existente com a Coordenação Nacional para a Infecção VIH/sida, o INESC Porto irá efectuar o acompanhamento técnico do desenvolvimento, testes, instalação e implantação do SI.VIDA nas unidades de saúde piloto.
A equipa do INESC Porto alocada a este projecto é liderada por José Correia da Unidade de Sistemas de Informação e Comunicação (USIC), estando também envolvido, como Consultor Sénior, Paulo Monteiro, da mesma Unidade.