INESC Porto acolhe sessões do projecto Urban Sync
No âmbito do projecto SID (Sonic Interaction Design - www.cost-sid.org), que conta com a participação da Unidade de Telecomunicações e Multimédia (UTM) do INESC Porto, a cidade do Porto acolheu durante três semanas, de 7 a 24 de Outubro, Stephan Baumann, um artista/cientista do Centro de Investigação Alemão para a Inteligência Artificial (DFKI) que usou esta cidade como palco para desenvolver o projecto Urban Sync.
Este projecto consiste na busca de correlações que definem a sensação de bem-estar pessoal num contexto urbano. Mais concretamente, o trabalho desenvolveu-se numa recolha metódica de sinais urbanos, através da captação de sons e dados sobre o lugar específico em que as gravações eram feitas, sendo que para isso se procedeu a um mapeamento da cidade. Este projecto está incluído na vertente de “Reality Mining” (exploração da realidade).
Depois de uma vertente mais prática de recolha de dados, foi possível discutir os resultados e conhecer mais a fundo a investigação de Stephan Baumann. Nas sessões ministradas pelo investigador, foram transmitidos alguns dos dados recolhidos, posteriormente discutidos pelos participantes. Estas apresentações tiveram lugar no festival Future Places, numa Aula Aberta da Escola das Artes da Universidade Catolica
(http://artes.ucp.pt/artes_digitais/) e numa Lab Meeting da UTM.
Todos os dados recolhidos pelo investigador (áudio, GPS, biodata, e outros) estão disponíveis no blog do projecto http://urbansync.wordpress.com/.
Stephan Baumann estará de regresso ao Porto em 2009 para a apresentação da conferência SMC2009 - 6th Sound and Music Computing, que terá lugar entre 23 e 25 de Julho de 2009, e que será co-organizada e presidida por Fabien Gouyon, colaborador da Unidade de Telecomunicações e Multimédia (UTM) do INESC Porto.