A Vós a Razão
DAS PIRÂMIDES AO SOFTWARE
Por Ademar Aguiar*
As conferências OOPSLA (Object-Oriented Programming, Systems, Languages, and Applications) têm sido, desde a sua primeira edição em 1986, um fórum inspirador, responsável pelos muitos dos principais desenvolvimentos na indústria de software: cartões CRC, CLOS, design patterns, Self, metodologias ágeis, arquitecturas orientadas a serviços, wikis, Unified Modeling Language (UML), test driven design (TDD), refactoring, Java, compilação dinâmica e aspect-oriented programming, entre outros.
Abertura e criatividade são duas características típicas dos programas das OOPSLAs. Oradores convidados especialistas em áreas para além dos "objectos", embora relacionadas, marcam presença habitual, desde escritores a poetas, artistas, sociólogos, psicólogos, e obviamente, especialistas em várias áreas da ciência da computação e desenvolvimento de software.
Este ano, o orador convidado que mais me fascinou, foi o Dr. Mark Lehner, um famoso egiptólogo de renome mundial, com mais de 30 anos de experiência, especializado nas pirâmides de Giza, e que nos últimos 10 anos se tem dedicado à descoberta da "cidade perdida", infra-estrutura crucial de apoio ao enorme projecto de construção das grandes pirâmides de Giza.
Nesta apresentação, Mark Lehner explicou as principais técnicas de arqueologia utilizadas na descoberta da cidade perdida, realçando a importância da modularidade encontrada nas estruturas sociais e arquitecturais para o sucesso de um projecto tão grande como foi a construção de uma grande pirâmide de Giza. Hierarquia, encapsulamento, modularidade e polimorfismo são algumas das propriedades basilares dos muitos artefactos encontrados na "cidade perdida". Curiosamente estas são também algumas das propriedades encontradas como fundamentais nos artefactos do software actual.
Coincidência ou não, as similaridades existentes são enormes entre tão diferentes artefactos essenciais a grandes projectos, tanto de arquitectura, como de software. Estas similaridades fazem crescer também a motivação em saber mais sobre arqueologia e as tecnologias, ciência e pensamentos das civilizações antigas que possibilitaram a realização de projectos tão grandiosos como as pirâmides do Egipto.
Aprender com o passado (das pirâmides) para melhor construir o (software do) futuro foi algo que nunca tinha visto estar tão relacionado como até ter ouvido Mark Lehner.
Fascinante!
Mais sobre Dr. Mark Lehner em http://www.aeraweb.org/ e OOPSLA 2008 em http://www.oopsla.org/oopsla2008/.
* Colaborador da Unidade de Sistemas de Informação e Comunicação