INESC TEC apresenta portal Douro Valley
O INESC TEC, entidade coordenada pelo INESC Porto, apresenta no dia 24 de janeiro o portal Douro Valley, desenvolvido em parceria com o CITMAD (Centro de Inovação de Trás-os-Montes e Alto Douro), a U.Porto (Faculdade de Engenharia e Faculdade de Economia da Universidade do Porto) e a UTAD (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro). A apresentação oficial do projeto realiza-se no Auditório do Palácio da Bolsa no Porto.
O Douro Valley é um portal cuja coordenação técnica e montagem esteve a cargo do INESC TEC e que tem como objetivo promover o turismo na região do Douro. O portal disponibiliza um vasto conjunto de pontos de interesse e itinerários georreferenciados, assim como textos descritivos dos principais atrativos da região (paisagem, o património, a vinha e o vinho, o alojamento e a gastronomia).
O portal disponibiliza ainda uma aplicação geográfica, denominada geoDouro, que permite ao utilizador navegar nos pontos de interesse e itinerários visualizados no mapa, definir a sua localização para calcular distâncias em linha reta a outros pontos, e ainda construir a sua própria viagem, estabelecendo um roteiro composto por pontos de interesse ou itinerários selecionados. Após identificar a unidade onde se pretende alojar, pode reservar a sua estadia diretamente através do portal, em colaboração com um parceiro de referência.
O Douro Valley possui outra área, o inDouro, onde se encontram reunidas notícias, eventos e destaques de pontos de interesse, constantemente atualizados. Os eventos, em particular, são georreferenciados tal como os pontos de interesse e itinerários, e integrados no geoDouro de forma inovadora, possibilitando uma pesquisa pelo que há de mais relevante, numa qualquer área geográfica e num qualquer período de tempo.
Neste evento, estará presente Mário Jorge Leitão, Diretor do INESC Porto (entidade coordenadora do INESC TEC), em representação da instituição. A equipa do INESC TEC neste projeto contou ainda com elementos da Unidade de Sistemas de Informação e de Computação Gráfica (USIG) e da Unidade de Telecomunicações e Multimédia (UTM), tendo Leonel Dias e André Rodrigues ficado responsáveis pelo desenvolvimento técnico, e António Coelho, José Manuel Oliveira e Lino Oliveira pela sua coordenação.