Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da Evoleo Technologies, Lda, pela voz de Rodolfo Martins.

Fora de Série

"O trabalho [no INESC TEC/UOSE] (...) permite-me melhorar as minhas competências na área da investigação, aprender novas técnicas laboratoriais e ter uma melhor perceção do que significa uma carreira na área científica (...)." Cláudia Ferreirinha

A Vós a Razão

"É pois com grande entusiasmo que o HASLab vê a sua associação ao INESC TEC. São grandes as expectativas de integrar uma instituição com a massa crítica, a multidisciplinaridade e a experiência na gestão de ciência do INESC TEC...", Jorge Sousa Pinto, HASLab

Asneira Livre

"Se a asneira é livre, a imaginação também o é – cabe a cada um escolher a sua demonstração.", José Ruela, UTM

Galeria do Insólito

Manuel Ricardo encontra homónimo num rapper de origem angolana.

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

INESC TEC desenvolve fato para monitorizar nadadores

O INESC TEC, em parceria com a Universidade do Minho e a Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, desenvolveu um equipamento de treino que pode permitir aos treinadores de nadadores de alta competição avaliarem os diversos parâmetros biométricos e de desempenho, contribuindo para um maior conhecimento e melhores resultados.

O projeto chama-se BIOSWIM - Body Interface System based on Wearable Integrated Monitorization, um sistema de interface corporal baseado em monitorização integrada que pode ser usado por um atleta, um nadador casual ou um paciente em reabilitação fisioterapêutica. Uma solução universal para monitorizar sinais fisiológicos e biomédicos de um nadador sob condições de treino tanto dentro como fora de água, com possíveis aplicações em todos os desportos ou atividades em meio aquático.

O objetivo é criar um fato instrumentado de natação, com cerca de vinte sensores colocados em zonas estratégicas, para se analisar parâmetros biomecânicos, fisiológicos e de desempenho do nadador. Por exemplo, o ritmo cardíaco, a atividade muscular, acelerações dos membros, pressão palmar, temperatura timpânica, frequência respiratória e velocidade do nadador, entre outros.

O fato é composto por sensores eletrónicos e têxteis integrados, sendo os dados enviados por um sistema sem fios para análise em tempo real podendo, simultaneamente, ser guardados em memória para análise posterior. Deste modo o treinador poderá complementar a sua observação com dados que permitirão aperfeiçoar o desempenho do atleta, assim como aperceber-se de sinais de fadiga extrema ou de alerta.

O BIOSWIM surgiu em 2006, como proposta de investigadores do 2C2T, do Centro Algoritmi, ambos da U. Minho, do INESC TEC e da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, tendo-se iniciado em finais de 2007 com apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia. No projeto colaborou ainda a nadadora do FC Porto, Sara Oliveira que representou Portugal nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008. No futuro este equipamento pode vir a ser aplicado noutros desportos e áreas, desde a saúde ao lazer.