Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da Evoleo Technologies, Lda, pela voz de Rodolfo Martins.

Fora de Série

"O trabalho [no INESC TEC/UOSE] (...) permite-me melhorar as minhas competências na área da investigação, aprender novas técnicas laboratoriais e ter uma melhor perceção do que significa uma carreira na área científica (...)." Cláudia Ferreirinha

A Vós a Razão

"É pois com grande entusiasmo que o HASLab vê a sua associação ao INESC TEC. São grandes as expectativas de integrar uma instituição com a massa crítica, a multidisciplinaridade e a experiência na gestão de ciência do INESC TEC...", Jorge Sousa Pinto, HASLab

Asneira Livre

"Se a asneira é livre, a imaginação também o é – cabe a cada um escolher a sua demonstração.", José Ruela, UTM

Galeria do Insólito

Manuel Ricardo encontra homónimo num rapper de origem angolana.

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

INESC TEC conclui projeto europeu de mobilidade elétrica

A reunião final do projeto MERGE, que o INESC Porto liderou cientificamente, decorreu entre 14 e 15 de Dezembro de 2011, em Dublin, tendo sido acolhida pela ESB (Electricity Supply Board – Ireland’s Premier Electricity Utility).

Este encontro, que contou com a participação de todos os parceiros envolvidos no projeto, marcou o final das atividades de investigação, tendo sido discutidos os principais resultados e particularmente a forma como estes se traduzirão em ações de aplicação direta para a Europa.

Entre os principais resultados destaca-se a identificação dos benefícios associados à possibilidade de inserção do veículo elétrico como um componente ativo do sistema elétrico do futuro. Esta visão, intensamente investigada durante o projeto, resulta da possibilidade da gestão e do controlo da energia absorvida da rede pelos veículos elétricos.

Uma linha completa de serviços de rede associados à integração de veículos elétricos foi identificada como uma oportunidade resultante da futura utilização massiva de veículos elétricos. Desde a possibilidade de integrar mais energia renovável de carácter variável (como a energia eólica) através da gestão dos carregamentos das baterias dos veículos elétricos até ao suporte à segurança do fornecimento de energia para o consumidor final.

Outro ponto a destacar é o facto de se ter identificado a necessidade de normalização de procedimentos e regras que viabilizem a integração dos veículos elétricos nos próximos anos.

A investigação conduzida durante o projeto MERGE demonstrou ser necessário dar imediatamente início a esta normalização, através de um esforço de integração de políticas de mobilidade e soluções técnicas, no sentido de viabilizar as oportunidades identificadas.

Durante a reunião discutiu-se a realização de ações de apresentação dos resultados do projeto, através de workshops a realizar entre fevereiro e abril, em Bruxelas.