INESC TEC conclui projeto europeu de mobilidade elétrica
A reunião final do projeto MERGE, que o INESC Porto liderou cientificamente, decorreu entre 14 e 15 de Dezembro de 2011, em Dublin, tendo sido acolhida pela ESB (Electricity Supply Board – Ireland’s Premier Electricity Utility).
Este encontro, que contou com a participação de todos os parceiros envolvidos no projeto, marcou o final das atividades de investigação, tendo sido discutidos os principais resultados e particularmente a forma como estes se traduzirão em ações de aplicação direta para a Europa.
Entre os principais resultados destaca-se a identificação dos benefícios associados à possibilidade de inserção do veículo elétrico como um componente ativo do sistema elétrico do futuro. Esta visão, intensamente investigada durante o projeto, resulta da possibilidade da gestão e do controlo da energia absorvida da rede pelos veículos elétricos.
Uma linha completa de serviços de rede associados à integração de veículos elétricos foi identificada como uma oportunidade resultante da futura utilização massiva de veículos elétricos. Desde a possibilidade de integrar mais energia renovável de carácter variável (como a energia eólica) através da gestão dos carregamentos das baterias dos veículos elétricos até ao suporte à segurança do fornecimento de energia para o consumidor final.
Outro ponto a destacar é o facto de se ter identificado a necessidade de normalização de procedimentos e regras que viabilizem a integração dos veículos elétricos nos próximos anos.
A investigação conduzida durante o projeto MERGE demonstrou ser necessário dar imediatamente início a esta normalização, através de um esforço de integração de políticas de mobilidade e soluções técnicas, no sentido de viabilizar as oportunidades identificadas.
Durante a reunião discutiu-se a realização de ações de apresentação dos resultados do projeto, através de workshops a realizar entre fevereiro e abril, em Bruxelas.