Asneira Livre
Saudade é o preço que se paga por viver momentos inesquecíveis
Por Paola Soto Rojas*
Faz vinte dias que cheguei do Brasil. Tenho conhecido o Porto pouco a pouco e estou amando!
Nunca imaginei que no instituto (INESC TEC) teria a oportunidade de conhecer e falar com as pessoas cujos artigos sempre li e admirei. Isso é uma sensação sem igual, ainda mais quando eles são super simpáticos!
Apesar de não falar bem o português por não ser minha língua materna, consegui fazer vários amigos em pouco tempo. Antes de chegar a Portugal pensei que iria ser difícil me adaptar e me relacionar com as pessoas devido às diferenças culturais. Mas em todas as ocasiões as pessoas do Porto se mostraram sempre prestáveis e recetivas, coisa que estou adorando.
Acho que o Porto é realmente incrível, a comida é maravilhosa. Por vezes nem sei direito o nome das coisas que como, mas só sei que gosto de tudo! O sistema de transporte é ótimo e me permite chegar rápido à faculdade ou a qualquer outro ponto da cidade.
Apesar de sentir uma saudade imensa da minha família que está no Peru e dos meus amigos no Brasil, tento aproveitar ao máximo os poucos meses que ficarei em Portugal, esperando poder retribuir para os outros um pouco das coisas que eu receba e aprenda aqui em todos os aspetos!
Espero também que, tal como eu, os alunos que estão fazendo intercâmbio na Universidade do Porto façam dessa oportunidade um grande aprendizado pessoal e profissional.
Quero concluir dizendo que estou gostando muito do PORTO e já estou com pena da hora que eu tiver que ir embora daqui.
* Colaboradora na Unidade de Engenharia de Sistemas de Produção (UESP), estudante de mobilidade da Universidade Estadual de Campinas (Brasil)