Corporate
Nesta secção a voz é dada às empresas e organizações que tomaram o INESC Porto como parceiro de projetos e atividades. O bom relacionamento e o bom exemplo são ingredientes indispensáveis para que a ciência e tecnologia sirvam a sociedade com tanto entusiasmo como profissionalismo.
Manuel Resende, Flowmat
-
"A Flowmat-Sistemas Industriais [...] tem [...] uma colaboração contínua e intensa com o parceiro INESC Porto."
-
"A colaboração do INESC Porto foi essencial para o desenvolvimento de uma nova geração de transportadores e armazéns automáticos de elevado desempenho, a funcionar na Indústria do calçado, metalomecânica e mobiliário."
Histórico da relação entre a empresa e o INESC Porto
A Flowmat-Sistemas Industriais iniciou a sua atividade em 2009 e tem mantido desde essa data uma colaboração contínua e intensa com o parceiro INESC Porto. Esta empresa aposta frequentemente no desenvolvimento de novos projetos de logística interna, automação e equipamentos. Neste sentido tem a necessidade de desenvolver parcerias contínuas com entidades especializadas no desenvolvimento de software, como é o caso do INESC Porto. Esta parceria tem sido uma mais-valia para a Flowmat.
A colaboração do INESC Porto foi essencial para o desenvolvimento de uma nova geração de transportadores e armazéns automáticos de elevado desempenho, a funcionar na Indústria do calçado, metalomecânica e mobiliário.
Áreas de Negócio
Logística interna, automação e equipamentos.
Ano em que colaborou com o INESC Porto
Desde 2009.
Título do projeto
SIBAPE (concluído), Newalk, Highspeed, Shoefatory
Unidade(s) do INESC Porto com que colaborou
UESP - Unidade de Engenharia de Sistemas de Produção (UESP)
Responsável pelo projeto (INESC Porto)
Luís Carneiro e Rui Diogo
Testemunho relativo ao Projeto
O SIBAPE é um sistema integrado de balanceamento de processos de produção complexos. As linhas de costura são um exemplo concreto.
Perfila-se como um método especialmente orientado para produções de elevada diversidade de modelos em fabricação simultânea.
Garante eficácia entre todas as operações que se executam dentro da secção de costura, eliminando perdas de produtividade.
Com a implementação do SIBAPE, a empresa assegura uma gestão equilibrada, até aqui condicionada sobretudo pelo aumento da diversidade de modelos em curso de fabrico e pelo consequente volume exponencial de informação a administrar.
O sistema atende às necessidades hoje existentes que vão desde as gamas operatórias modelo a modelo, lotes de produção muito pequenos, no limite par a par, passando pelos tempos de operação curtos até às prioridades das encomendas. A tudo isto, juntamos ainda as polivalências dos operadores, as disponibilidades de equipamento ou de materiais.
O SIBAP assume-se como uma solução automatizada de logística interna eficaz, dirigida a sistemas de produção de mão-de-obra intensiva.
A FLOWMAT tem acompanhado atentamente a evolução da indústria, ajudando-a a enfrentar os desafios do mundo contemporâneo.