INESC TEC recebe visita de universidade francesa
O INESC TEC recebeu, no passado dia 7 de março, a visita de 30 alunos do Mestrado em Gestão de Projetos Europeus da Universidade de Cergy-Pontoise, da França. Para além do INESC TEC, o grupo teve a oportunidade de ficar a conhecer o PRODUTECH – Polo das Tecnologias de Produção, coordenado por José Carlos Caldeira, Diretor do INESC Porto (entidade coordenadora do INESC TEC).
No âmbito do seu mestrado, o objetivo destes alunos é conhecer instituições, associações, empresas e clusters que trabalham a nível europeu, tendo o PRODUTECH sido escolhido pela intervenção horizontal que tem na indústria transformadora e dada a importância que esta indústria tem para a economia do nosso país.
Já nas instalações do INESC Porto, os alunos tiveram a oportunidade de assistir a uma apresentação de José Carlos Caldeira sobre a missão do PRODUTECH. De recordar que este polo é uma rede articulada (cluster) de fornecedores de tecnologias de produção capazes de responder aos desafios e aos requisitos de competitividade e sustentabilidade da indústria transformadora, avançando com soluções inovadoras, flexíveis, integradas e competitivas. O INESC Porto é um dos seus membros fundadores e tem desempenhado um papel de relevo no seu desenvolvimento e consolidação.
Em discurso direto
Vanessa Spiczonek (aluna da Universidade Cergy-Pontoise)
“Estamos a fazer um mestrado em projetos europeus e, nesse sentido, é óbvio que os clusters são extremamente apelativos para nós. Apesar de nos interessarmos por diversos temas, tais como cultura, economia, política, para nós os clusters são muito relevantes.
Descobrimos o PRODUTECH ao fazer uma pesquisa no Observatório Europeu de Clusters e percebemos que este era o mais importante, particularmente pelo seu papel horizontal na indústria transformadora, um setor fulcral para a economia portuguesa. Por isso, era mesmo imperativo que viéssemos conhecer pessoalmente este organismo e aprender algo mais sobre esta área”.