INESC TEC com cinco candidaturas aprovadas ao Roteiro Nacional de Infraestruturas de Investigação da FCT
A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) aprovou cinco propostas com participação do INESC TEC que poderão integrar o Roteiro Nacional de Infraestruturas de Investigação de Interesse Estratégico para 2014-2020 (RNIE). O RNIE vai ser criado pela FCT com o objetivo de apoiar infraestruturas de investigação de interesse estratégico, que sustentem avanços científicos e tecnológicos e reforcem a capacidade da comunidade de I&D em Portugal, por forma a fomentar a sua participação ativa em projetos europeus e internacionais.
De um universo de 124 candidaturas nacionais foram aprovadas as seguintes cinco que envolvem o INESC TEC: WindScanner Portugal; Laboratório de Redes Elétricas Inteligentes e Veículos Elétricos (proponente INESC Porto); Plataforma modular para investigação, teste e validação de tecnologias de suporte para uma economia do mar sustentável; Colaboratório para as Geociências; European Multidisciplinary Seafloor Observatory.
As candidaturas que concorrem para integrar o RNIE deverão seguidamente apresentar uma proposta detalhada para implantação da infraestrutura, incluindo um plano de investimento ajustado em função dos resultados e recomendações da avaliação. Posteriormente, prevê-se que recebam financiamento durante os próximos quatro anos.
O RNIE será composto por “Infraestrutura de Investigação” isto é, plataformas, recursos e serviços associados, que as comunidades científicas utilizam para desenvolver investigação de ponta e inovação em áreas científicas específicas, desde as Ciências Sociais, às Engenharias e às Ciências da Vida.
Incluem-se neste âmbito equipamento científico de grande porte, conjuntos de instrumentos científicos, arquivos e dados científicos, sistemas computacionais e de programação, por exemplo. Deve ainda ser considerada a capacidade da infraestrutura para prestar serviços às comunidades científica, educacional, empresarial e industrial.