Asneira Livre
os primeiros passos na investigação
Por Ivo Costa*
Na falta de imaginação e originalidade para escrever uma rábula inteligente e engraçada, ao estilo de Ricardo Araújo Pereira, vou antes aproveitar este espaço e oportunidade para relembrar o meu percurso no INESC TEC, em género de memórias autobiográficas (afinal de contas, após um ano e meio de colaboração com o INESC TEC, o momento parece-me oportuno).
Lembro-me do meu primeiro dia aqui como se fosse hoje. O calendário indicava o dia 26 de Outubro de 2010. Nunca esquecerei esta data. Qual a razão? Simplesmente porque, à data, tinham passado somente 10 dias da comemoração dos 25 anos da instituição! Lembro os mais esquecidos que, na comemoração desta efeméride, o INESC TEC presenteou os seus funcionários com um fim de semana no Hotel Luso em Coimbra. Ora portanto, a instituição oferece um fim de semana a todos os seus colaboradores e eu consegui entrar 10 dias depois…. aahhh destino!!
Voltando ao meu primeiro dia. Com a promessa de uma secretária no open space da Unidade e um PC para uso profissional, apresento-me ao serviço para o primeiro dia. O que de facto aconteceu? Nem PC, nem secretária! Reserva-me o destino carregar o meu próprio portátil e trabalhar numa sala algures nas catacumbas que são a cave do edifício.
Com o passar do tempo, as coisas melhoram. Sou integrado no open space e um PC é colocado à minha disposição. A vida de investigador parece correr de vento em poupa. Será? Era bom era! Sou responsável por armazenar saquetas de açúcar e sou ainda responsável por vigiar o acesso “à sala dos servidores”. Contudo, no intervalo de tais responsabilidades, lá vou dando os primeiros passos na investigação, com algumas diretas a “acelerar” à mistura.
Com a plena consciência de que todos nós já passamos por este tipo de experiências, deixo o último parágrafo para o que de facto vou guardando nas minhas lembranças desta experiência no INESC. Recordarei o INESC TEC como a instituição que pagou o meu primeiro ordenado, o local e as pessoas que possibilitaram a escrita do meu primeiro artigo e, em especial, lembrarei as pessoas da USE pelo companheirismo, amizade e respeito com que tenho sempre sido tratado.
A todos os colaboradores do INESC TEC e em especial aos membros da USE, um bem-haja! Obrigado!
*Colaborador na Unidade de Sistemas de Energia (USE)