Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA, I.P.), pela voz do Comandante Paulo Oliveira.

Fora de Série

"A dedicação e desempenho do Leonel Dias e do André Rodrigues foram fundamentais para o desenvolvimento e lançamento deste Portal, com a qualidade por todos reconhecida", António Gaspar (USIG)

A Vós a Razão

"...será que temos a ousadia para caminharmos o nosso caminho ou aquilo que poderemos ter em excesso em conhecimento nos falta em carácter?", Manuel Loureiro (UITT)

Asneira Livre

"A instituição oferece um fim de semana a todos os seus colaboradores e eu consegui entrar 10 dias depois…. aahhh destino!!", Ivo Costa (USE)

Galeria do Insólito

Quando o carteiro nos traz o seu maço de correspondência, esperamos encontrar no destinatário designações como “Doutor” ou “Engenheiro”. Mas… “Juíza Desembargadora”? É obra.

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

CISTER/INESC TEC e Critical Software organizam Dia Aberto do projeto EMMON

O Centro de Investigação em Sistemas Computacionais Embebidos e de Tempo-Real (CISTER) do INESC TEC e a Critical Software estão a organizar o Dia Aberto do projeto EMMON (EMbedded MONitoring - Advanced Research into Large Scale Wireless Sensor Networks), a decorrer no dia 29 de maio 2012 no Parque de Ciência e Tecnologia SANJOTEC, em São João da Madeira. 

O objetivo do evento é demonstrar os resultados alcançados em Redes de Sensores sem Fios (WSN) do projeto, como resultado de três anos de Investigação & Desenvolvimento (I&D) em ambiente real. Será apresentado o demonstrador DEMMON2, uma aplicação de monitorização ambiental contínua e de tempo-real, desenvolvida no seguimento deste projeto, e composta por uma Rede de Sensores sem Fios com mais de 400 dispositivos.

Esta rede cobre vários pisos do edifício do SANJOTEC e é complementada por milhares de nós virtuais (emulando os dispositivos reais) que permitem provar a escalabilidade, robustez e capacidade da tecnologia para monitorizar vastas áreas e edifícios com elevada densidade de sensores. Esta deverá ser mesmo, até à data, a maior Rede de Sensores sem Fios da Europa para fins de I&D, num único sítio.

Este tipo de tecnologias é fundamental para criar “edifícios e ambientes inteligentes”, melhorando o conforto, segurança, sustentabilidade energética e qualidade de vida nas cidades do futuro. O paradigma das cidades inteligentes tem vindo a assumir uma importância crescente, a nível mundial, tal como já refletido em iniciativas como Living PlanIT e SmartSantander.

 O EMMON é um projeto de I&D, financiado pelo 7º Programa Quadro (PQ7) e pelos Estados-membros, como iniciativa do ARTEMIS Joint Undertaking (ARTEMIS JU). O projeto é liderado pela Critical Software (Portugal) e tem como principais parceiros o Instituto Superior de Engenharia do Porto (através do CISTER/INESC TEC), o Trinity College Dublin (Irlanda) e a SESM S.c.a.r.l. (Itália).

Mais informações sobre o projeto em: http://www.artemis-emmon.eu/.