Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA, I.P.), pela voz do Comandante Paulo Oliveira.

Fora de Série

"A dedicação e desempenho do Leonel Dias e do André Rodrigues foram fundamentais para o desenvolvimento e lançamento deste Portal, com a qualidade por todos reconhecida", António Gaspar (USIG)

A Vós a Razão

"...será que temos a ousadia para caminharmos o nosso caminho ou aquilo que poderemos ter em excesso em conhecimento nos falta em carácter?", Manuel Loureiro (UITT)

Asneira Livre

"A instituição oferece um fim de semana a todos os seus colaboradores e eu consegui entrar 10 dias depois…. aahhh destino!!", Ivo Costa (USE)

Galeria do Insólito

Quando o carteiro nos traz o seu maço de correspondência, esperamos encontrar no destinatário designações como “Doutor” ou “Engenheiro”. Mas… “Juíza Desembargadora”? É obra.

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

Fora de Série

Este espaço destina-se a prestar homenagem a um colaborador que mensalmente se distinga com especial relevo na sua atividade. A escolha final é da responsabilidade da Redação do BIP mas a colaboração das Coordenações de todas as Unidades é preciosa pois as sugestões e motivações são fundamentalmente da sua responsabilidade...

ANDRÉ RODRIGUES

1. Lembra-se da primeira vez que ouviu falar do INESC TEC? Como surgiu a oportunidade de trabalhar cá?

Quando as instalações da instituição se situavam na Praça da República, recordo-me de discutir certos trabalhos letivos com professores da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) – que ainda se situava na Rua dos Bragas - que colaboravam no (então) INESC Porto. A oportunidade de colaborar no INESC TEC surgiu após a falência da Qimonda, pois eu desenvolvia um projeto pessoal embrionário na área dos Sistemas de Informação Geográficos com ideias que foram entretanto concretizadas no Portal DouroValley.

2. Está a trabalhar na sua área de preferência? Qual é a sua formação base?

Estou a aplicar muito daquilo que aprendi ao longo do curso de Engenharia Informática e Computação e mesmo certas matérias do secundário que nunca pensei aplicar (tais como trigonometria, produto vetorial,…).

Andre andre2

3. De que forma o trabalho de investigação que desenvolve no âmbito da Unidade de Sistemas de Informação e Computação Gráfica (USIG)/INESC TEC contribui para o seu crescimento profissional?

Há uma série de áreas na informática que estão atualmente num período de imenso desenvolvimento, nomeadamente a web (HTML5, jQuery, CSS3, AJAX,REST APIs, …), as bases de dados (LINQ e extensões espaciais, por exemplo), a inteligência artificial (sistemas de recomendação e redes neuronais) e os jogos sérios. A minha estadia tem, até agora, permitido explorar todas estas áreas de uma forma extremamente motivadora, o que seria impossível num ambiente mais empresarial.

4.O Portal Douro Valley é o portal oficial da região do Douro. Quais são os fatores diferenciadores deste portal em relação à generalidade dos portais de turismo?

Uma série de portais  (como é o caso de anteriores sites turísticos desta região) parece ter ficado parado no tempo, oferecendo somente um conjunto estático de textos e fotos que não cativam o visitante.

O portal DouroValley.eu implementa o estado da arte numa série de aspetos. Dota a Região do Douro de um website que convida os visitantes a voltar (uma vez que indica os diversos eventos que se realizam na região, mas que podem passar ao lado de muita gente); a componente geográfica é também explorada de formas que não encontram paralelo noutros portais turísticos; finalmente, destaco ainda a riqueza oferecida pelos extensos conteúdos multimédia.

dupla andre

5. Terminaremos este questionário, pedido que comente a nomeação de António Gaspar, um dos coordenadores da sua Unidade, a USIG.

Na sequência do lançamento completo do Portal Douro Valley, com a disponibilização dos conteúdos também em Inglês e Espanhol, gostaria de propor para Fora de Série do mês de abril o Leonel Dias e o André Rodrigues. A sua dedicação e desempenho foram fundamentais para o desenvolvimento e lançamento deste Portal, com a qualidade por todos reconhecida.

Efetivamente, posso dizer que a criação deste website foi um sucesso e creio que o principal motivo desse sucesso foi a motivação da equipa que o desenvolveu. Esta equipa não se resume a mim e ao Leonel e vejo esta distinção como representativa do esforço de todos. Everybody truly walked the extra mile.

LEONEL DIAS

1. Qual era a imagem que tinha do INESC TEC antes de integrar a instituição?

A primeira vez que ouvi falar desta instituição foi durante o Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação (MIEIC) na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), entre 2005 e 2010. Lembro-me de ouvir referências a projetos realizados no (então) INESC Porto em algumas disciplinas.

Nessa altura fiquei com uma imagem mais ou menos clara do universo científico e tecnológico desta instituição. Desde que estou no INESC TEC, tive a oportunidade de conhecer de forma mais aprofundada a excelência dos trabalhos aqui realizados e o grupo de pessoas fantásticas que todos os dias dão o seu melhor, em especial na USIG. Quando falamos em projetos de sucesso, não nos podemos esquecer que todo o trabalho é um autorretrato das pessoas que o realizaram, e se o INESC TEC tem muitos projetos de sucesso é porque tem muitas pessoas de grande valor e competência.

2. Quais são, na sua opinião, as principais mais-valias oferecidas pela USIG/INESC TEC a um investigador em início de carreira que opte por “arrancar” aqui?

O INESC TEC é uma fonte de conhecimento inesgotável, onde todos os colaboradores têm acesso a vários temas fraturantes e de elevado interesse para a sociedade, quer do ponto de vista científico quer do ponto de vista mais tecnológico. A USIG é certamente um local excelente para quem termina o curso e quer iniciar uma carreira, pois permite-lhe adquirir várias competências e aprimorar outras (necessárias em qualquer tipo de trabalho). A somar a isto, temos ainda a facilidade de contacto com diferentes tipos de projetos em variadas áreas de investigação.

 

3. O seu sonho passa por seguir uma carreira académica ou pretende tentar uma experiência profissional na indústria?

Gostaria de fazer investigação para a indústria, para que a “ciência” saia mais vezes à rua, crie inovações com impacto na sociedade e ajude a tornar o mundo num local melhor e igual para todos. Mas tudo depende das oportunidades e dos momentos em que as mesmas surgem e tenho a plena consciência que nenhum dos percursos será fácil.

4. O Portal Douro Valley marca a diferença pela forte componente tecnológica. Qual foi a funcionalidade mais difícil de implementar?

Do ponto de vista mais técnico, existiram fases de implementação mais simples e outras mais complicadas. Mas a equipa do Douro Valley sempre soube adaptar-se às circunstâncias e nos diferentes momentos do projeto concretizamos aquelas que foram consideradas como as melhores soluções. Comparando com os esboços iniciais, penso que o tempo e a experiência adquirida ajudaram a afinar muitos pormenores e o resultado final é claramente excelente. Prova são os rasgados elogios das entidades regionais, dos operadores turísticos do Douro e não só.

leonel leonel

5. Terminaremos este questionário, pedido que comente a nomeação de António Gaspar, um dos coordenadores da sua Unidade, a USIG.

Na sequência do lançamento completo do Portal Douro Valley, com a disponibilização dos conteúdos também em Inglês e Espanhol, gostaria de propor para Fora de Série do mês de abril o Leonel Dias e o André Rodrigues. A sua dedicação e desempenho foram fundamentais para o desenvolvimento e lançamento deste Portal, com a qualidade por todos reconhecida.

Seria impossível não ficar orgulhoso pelo comentário anterior  e desde já agradeço o reconhecimento, esperando que no futuro o meu trabalho continue ao nível das expectativas.

Contudo, o meu sucesso é o sucesso da equipa da qual orgulhosamente faço parte. Sempre pensei como equipa e como tal, considero que esta nomeação se refere a toda a equipa do Portal Douro que trabalhou e ainda contribui para este projeto. Nomeadamente ao Prof. Mário Jorge Leitão (pelo quase “novo” curso que me ofereceu nas inúmeras horas que dispôs junto de mim e da equipa) e aos restantes elementos da equipa técnica: Prof. António Coelho (USIG), Prof. José Manuel Oliveira (Unidade de Telecomunicações e Multimédia - UTM), Lino Oliveira (USIG), André Rodrigues (USIG) e ao Hélder Nunes (ex-inesquiano, que fez parte do arranque do projeto), pelo empenho e motivação diária demonstrada e com os quais tenho aprendido imenso.