Cadê Você?
O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas. Muitas vezes, essas pessoas vão ocupar lugares de destaque nas melhores empresas nacionais e internacionais ou optam por formar spin-offs. Como a melhor forma de transferir tecnologia é transferir pessoas, nesta secção a voz é dada aos colaboradores que se formaram no INESC TEC e agora brilham noutras empresas e instituições.
Luís Gustavo MartiNs, UCP/CITAR, Prof. Auxiliar/Vice-Diretor do CITAR
- Ano em que entrou e saiu do INESC Porto: 1997 - 2009
- Unidade(s) do INESC Porto com que colaborou: UTM
- Título(s) do(s) projeto(s) em que participou: ORBIT, Visnet I, Visnet II
Testemunho relativo a sua experiência desde a sua saída do INESC Porto
Depois de 14 anos como investigador na Unidade de Telecomunicações e Multimédia (UTM) do INESC Porto, integrei o Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR), onde desenvolvo investigação nas áreas de desenvolvimento de software, processamento de sinais, machine learning, análise de conteúdos áudio e conceção de sistemas Interativos, exercendo ainda funções de Vice-Diretor do CITAR. Para além disso, exerço docência como Professor Auxiliar na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, sendo o Diretor do Departamento de Som e Imagem, onde leciono as disciplinas de Introdução à Acústica e Sistemas Acústicos, Processamento de Som Digital e Síntese Sonora, e Interfaces Interactivos e Tangíveis (licenciatura, mestrado e doutoramento), entre outras.
Na sua opinião como é que a sua experiência no INESC Porto ajudou no novo papel?
No ano de 1997 integrei orgulhosa e entusiasticamente o Grupo de Áudio da Unidade de Telecomunicações e Multimédia (UTM) do INESC Porto como bolseiro de investigação. E foi ali que, durante 14 anos, me formei como pessoa e profissional, sob a orientação de grandes Professores (dos quais destaco os Prof. Aníbal Ferreira, Prof. Pimenta Alves, Prof. Pedro Guedes de Oliveira e Prof. José Ruela) e ao lado de muitos e grandes colegas, que se tornaram grandes amigos.
A oportunidade de desenvolver hoje atividade na área da minha paixão – o Som – devo-o em grande parte ao INESC Porto e a todas as apostas e oportunidades que me foram incondicionalmente proporcionadas nesta casa.
Na sua opinião, o INESC Porto mudou em quais aspectos desde a sua saída?
É com muito orgulho que verifico que o INESC Porto continua a crescer a pautar a sua atividade pela excelência. Apesar de me ter "desligado" oficialmente do INESC Porto, a minha verdadeira ligação a esta casa é inquebrável, pois partilho com ela grande parte da minha própria história, e por isso não posso deixar de expressar a minha gratidão.