INESC TEC organiza Escola de Verão sobre sensores em fibra ótica
O INESC TEC organizou, em conjunto com a Universidade da Madeira, a Escola de Verão "COST TD1001 School for Early Stage Researchers on Optical Fibre Sensing", que se realizou entre os dias 3 e 5 de setembro.
Esta Escola de Verão levou ao Funchal, na Madeira, cerca de 70 jovens doutorandos e doutorados de vários países europeus, entre os quais seis investigadores da Unidade de Optoeletrónica e Sistemas Eletrónicos (UOSE) do INESC TEC.
Os módulos estiveram a cargo de 11 professores, especialistas na área de sensores em fibra ótica, na sua maior parte membros do Programa Europeu Ação COST TD 1001, intitulada "Novel and Reliable Optical Fibre Sensor Systems for Future Security and Safety Applications (OFSeSa)", cujos Delegados Nacionais são José Luís Santos e José Manuel Baptista, ambos da UOSE. A sessão de abertura contou ainda com a presença do Secretário Regional da Educação da Região Autónoma da Madeira, Jaime Freitas.
Nos dois dias seguintes à realização da Escola de Verão, teve lugar ainda a IV Reunião do referido Programa Europeu, uma organização também conjunta do INESC TEC e da Universidade da Madeira, e que contou com a presença de cerca de 50 Delegados Nacionais de vários países europeus. O objetivo deste encontro era discutir os principais avanços científicos e tecnológicos na área dos Sensores de Fibras Óticas para Aplicações de Segurança, bem como estabelecer novas parcerias.
A sessão de abertura da Reunião contou com a presença do Reitor da Universidade da Madeira, José Castanheira da Costa, e do Presidente do Governo Regional da Região Autónoma da Madeira, Alberto João Jardim.
De recordar que já em 2008 o Programa Europeu Ação COST 299, "Optical Fibres for New Challenges Facing the Information Society", realizou a sua reunião bianual no Funchal, também com organização conjunta entre o INESC Porto (entidade coordenada pelo INESC TEC) e a Universidade da Madeira. Dado o sucesso da reunião na altura, houve um esforço para que este Programa Ação COST regressasse de novo ao país, desta feita para a realização de dois eventos.