Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da PENTALINE – Equipamentos Industriais, Lda, pela voz de Manuel Almeida.

Fora de Série

"Penso que em mais lado nenhum poderia crescer de forma a manter os horizontes abertos..." Gustavo Carneiro (UTM)

A Vós a Razão

"Desde que comecei a trabalhar em mundos virtuais para educação no final do século XX – com crianças de três a cinco anos em jardins de infância – que desejo derrubar o mais que possa as barreiras de interação pessoa-computador (...)", Leonel Morgado (USIG)

Asneira Livre

"Se estamos aqui é apenas porque pertencemos a uma linhagem de vencedores. Todos nós somos o fruto da vitória dos nossos antepassados. A continuação da vida.", Ricardo Jafe (UESP)

Galeria do Insólito

INESC TEC: a certificar especialistas desde 1988!

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

Veleiro Robótico FEUP/INESC TEC vence competição internacional

O veleiro FAST, criado por estudantes e investigadores da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e da Unidade de Robótica e Sistemas Inteligentes (ROBIS) do INESC TEC, conquistou o título de campeão mundial de Veleiros Robóticos, ao terminar em primeiro lugar da classificação geral a 5ª edição do Campeonato do Mundo, que decorreu entre 17 e 21 de setembro em Cardiff, no País de Gales. A participação nesta competição contou com o apoio da FEUP, INESC TEC, AFCEA Educational Foundation (no âmbito do programa "Science Teaching Tools") e ainda do Clube Naval de Leça e da Escola Naval da Marinha.

O veleiro português competiu com outras oito embarcações (dos EUA, Alemanha e Reino Unido) e passou com distinção nos desafios que lhe foram sendo colocados ao longo de cada prova. Durante a competição foram testados aspetos como a endurance, a precisão de navegação ou a capacidade de deteção e desvio de obstáculos. Recorde-se que o FAST havia já arrecadado o título de vice-campeão mundial na segunda edição desta competição, organizada pela FEUP em 2009, ao largo de Matosinhos.

O FAST foi desenvolvido no âmbito de um projeto extracurricular de estudantes de Engenharia Eletrotécnica e Computadores da FEUP, iniciado em 2007. Mais recentemente o veleiro tem sido trabalhado no âmbito da atividade da Unidade de Robótica e Sistemas Inteligentes (ROBIS) do INESC TEC. O caráter multidisciplinar deste projeto tem contribuído de forma muito positiva para o envolvimento de estudantes do Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da FEUP, que têm colaborado ativamente no desenvolvimento e aperfeiçoamento dos diversos sistemas que o veleiro contém.

Com capacidade para velejar de forma completamente autónoma e com um consumo reduzido de energia, o veleiro constitui uma plataforma não tripulada capaz de cumprir missões programadas, podendo transportar um leque variado de sensores e permitindo assegurar uma presença no oceano durante longos períodos de tempo. A atividade recente da equipa FEUP/INESC TEC tem contado com a colaboração da Marinha Portuguesa através do seu Centro de Investigação Naval (CINAV) e da Escola Naval, que têm também em curso projetos neste domínio.