Corporate
Nesta secção a voz é dada às empresas e organizações que tomaram o INESC Porto como parceiro de projetos e atividades. O bom relacionamento e o bom exemplo são ingredientes indispensáveis para que a ciência e tecnologia sirvam a sociedade com tanto entusiasmo como profissionalismo.
Manuel Almeida, Sócio Gerente, PENTALINE – Equipamentos Industriais, Lda
- "A primeira abordagem que decorreu nas nossas instalações veio mostrar a aptidão e competências do INESC TEC, originando um projeto no âmbito dos Sistemas de Incentivos às Empresas do QREN – Vale Inovação – que se traduz na definição de um Sistema de Informação para a PENTALINE."
-
"O rumo definido pela PENTALINE irá em parte ser suportado pelo projeto que terminamos com sucesso com o INESC TEC. Espera-se que a sua implementação seja possível a curto prazo e que possamos recorrer aos serviços do INESC TEC para o fazer. Com este projeto implementado conseguiremos ter uma maior capacidade de gestão com menos recursos, um maior controlo dos processos e um melhor serviço/relação com os clientes e fornecedores."
Histórico da relação entre a empresa e o INESC Porto
A relação entre a PENTALINE e o INESC TEC surgiu através do contacto direto com um colaborador que conhece as necessidades da nossa empresa.
A primeira abordagem que decorreu nas nossas instalações veio mostrar a aptidão e competências do INESC TEC, originando um projeto no âmbito dos Sistemas de Incentivos às Empresas do QREN – Vale Inovação – que se traduz na definição de um Sistema de Informação para a PENTALINE.
No início deste projeto surgiu uma oportunidade de candidatura a um Sistema de Incentivo denominado “Qualificação e Internacionalização de PME” que se tornava adequado, entre outras coisas, à implementação do que seria o resultado do projeto em curso – definição de um caderno de encargos para um Sistema de Informação. Após um grande envolvimento entre ambas as partes no sentido de concluir a candidatura em tempo útil, a mesma foi submetida e aguarda resposta por parte das entidades competentes.
Áreas de Negócio
Equipamentos industriais
Ano em que colaborou com o INESC Porto
2012
Título do projeto
Sistema de Informação Pentaline
Unidade(s) do INESC Porto com que colaborou
UESP – Unidade de Engenharia e Sistemas de Produção
Responsável pelo projeto (INESC Porto)
António Correia Alves
Testemunho relativo ao Projeto
O projeto consistiu na definição da PENTALINE, na sua estratégia, missão e visão, transparecendo o seu funcionamento atual e o que se pretende atingir num breve período de tempo.
A PENTALINE é uma empresa de desenvolvimento, fabrico (através de subcontrato), acompanhamento e gestão de projetos de engenharia com principal atuação no mercado das bebidas (i.e. alimentar). A boa consolidação da presença no mercado nacional, os contactos com mercados internacionais (Europa/África), quer diretamente, quer através de parceiros, e as elevadas solicitações do mercado interno colocaram a mudança de instalações como um marco a atingir rapidamente.
Esta mudança prevê um alargamento da equipa de engenharia e a inclusão de equipas de supervisores para a pré-montagem e acompanhamento da montagem dos nossos equipamentos/soluções chave-na-mão nos clientes. Assim, vimos como primordial a necessidade de definir de raiz um sistema de informação adequado às atuais necessidades e intenções da empresa que pudesse ser implementado nas novas instalações. Esta necessidade despoletou o projeto com o INESC TEC.
Ao longo do projeto existiu uma grande envolvência dos elementos da PENTALINE e do INESC TEC. Foram feitas várias análises que permitiram definir o modelo de negócios da PENTALINE, a definição dos diversos processos e posteriormente a especificação do Sistema de Informação.
A criação do Sistema de Informação passou pela definição do “AS IS” da empresa, retendo os pontos fortes desta análise, e pelas intenções da PENTALINE originando um “TO BE” que serviu de suporte ao Sistema de Informação definido. Assim ficou salvaguardado um Sistema de Informação atualizado e adequado à empresa nas suas funções a médio prazo.
O caderno de encargos e algumas análises produzidas no decorrer do projeto servirão de base para a elucidação do funcionamento e objetivos da empresa a novos elementos que possam vir a integrar as equipas da PENTALINE.
O rumo definido pela PENTALINE irá em parte ser suportado pelo projeto que terminamos com sucesso com o INESC TEC. Espera-se que a sua implementação seja possível a curto prazo e que possamos recorrer aos serviços do INESC TEC para o fazer. Com este projeto implementado conseguiremos ter uma maior capacidade de gestão com menos recursos, um maior controlo dos processos e um melhor serviço/relação com os clientes e fornecedores.