Investigador do INESC TEC distinguido com bolsa de mérito
Abílio Pereira Pacheco, colaborador do INESC TEC, foi distinguido com uma bolsa de mérito da Faculdade de Engenharia (FEUP) e uma outra da Universidade do Porto por ser o melhor aluno do Mestrado em Engenharia de Serviços e Gestão, que concluiu com média final de dezanove valores.
Atualmente a frequentar o primeiro ano do Doutoramento em Engenharia Industrial e Gestão, o investigador afirma que o gosto pelo que se faz é o ingrediente fundamental para o sucesso. Salienta igualmente o papel dos professores que sempre estimularam a sua vontade por aprender e querer saber mais.
Abílio desenvolve a sua tese de Doutoramento em torno do FIRE-ENGINE, um projeto que resulta da colaboração entre o INESC TEC e o MIT Portugal para o design flexível de Sistemas de Gestão de Incêndios Florestais.
O também poeta e artista plástico destaca a importância dos apoios à investigação científica e revela que espera contribuir para colmatar a inexistência em Portugal de sistemas de análise custo/benefício e de gestão de operações em tempo real, para a supressão de incêndios florestais integrada com a importância primordial da prevenção.