Cadê Você?
O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas. Muitas vezes, essas pessoas vão ocupar lugares de destaque nas melhores empresas nacionais e internacionais ou optam por formar spin-offs. Como a melhor forma de transferir tecnologia é transferir pessoas, nesta secção a voz é dada aos colaboradores que se formaram no INESC TEC e agora brilham noutras empresas e instituições.
Cláudio Costa, Alten France (Amadeus IT Group SA), Product Definition Engineer
- Ano em que entrou e saiu do INESC Porto: março-julho de 2009
- Unidade(s) do INESC Porto com que colaborou: USIG
- Título(s) do(s) projeto(s) em que participou: Projeto Palco Principal 3.0
Testemunho relativo a sua experiência desde a sua saída do INESC TEC
Depois de terminar o meu projeto no INESC Porto e a tese de mestrado na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), mudei-me para Lisboa onde comecei a trabalhar como consultor na GMS Consulting (agora com o nome Maksen), uma consultora especializada sobretudo nos mercados de Tecnologias de Informação (TI) e Telecomunicações. Em paralelo, aproveitei para desenvolver o meu interesse nas indústrias do turismo e hotelaria e concluí um Executive Master em Gestão Hoteleira.
Findo este período de pouco mais de um ano em Lisboa, surgiu a oportunidade de colaborar com um hotel em Albufeira, como E-Commerce & IT Manager, onde pude desenvolver “no terreno” os meus conhecimentos de gestão hoteleira, bem como algumas competências ao nível da gestão do comércio eletrónico e do impacto da web e das TI na atividade hotelaria.
Depois de um ano nesta função abracei um novo desafio, desta vez a nível internacional, começando então a trabalhar como consultor na maior empresa de soluções TI para turismo na Europa (e uma das principais a nível mundial) – a Amadeus IT Group, no centro de desenvolvimento da Côte d’Azur, em França.
Aqui consegui juntar as áreas de informática e hotelaria, trabalhando como analista funcional na suite de produtos destinados a hotéis e agências de viagem, função na qual me mantenho há já mais de um ano.
Na sua opinião como é que a sua experiência no INESC TEC ajudou no novo papel?
Apesar das diferentes atividades profissionais que tive terem sido substancialmente diferentes umas das outras, a experiência no INESC Porto, por ter sido a primeira ainda que enquanto estagiário, foi bastante importante no sentido de adquirir hábitos de trabalho e responsabilidades que a vida académica acaba por não conseguir oferecer.
O facto de ter trabalhado no INESC Porto com uma equipa multifacetada – entre investigadores, académicos e jovens empreendedores – permitiu-me também desenvolver uma atitude e capacidade de análise de problemas que tenho utilizado ao longo da minha carreira.
Na sua opinião, o INESC TEC mudou em quais aspectos desde a sua saída?
Confesso que não tenho acompanhado a evolução do INESC Porto desde a minha saída, também em virtude da distância geográfica, mas pelo que tenho pontualmente lido em diversas publicações online, aparenta estar de “boa saúde” e ainda bem. Que assim continue, sempre na senda da excelência e rigor!