Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da Parque Escolar EPE, pela voz de Sara de Sá Caetano.

Fora de Série

"O contacto mais próximo (...) permitiu confirmar a excelente imagem que o INESC TEC projeta para o exterior e perceber (...) é um reflexo de uma grande equipa (...).", Ricardo Vilaça (HASLab)

A Vós a Razão

"Aceitei o desafio de redigir um pequeno artigo para o BIP... depois pensei, mas vou escrever sobre quê?", Alexandra Carvalho Vieira (CMU Portugal)

Asneira Livre

"O INESC TEC/UITT já oferece coaching e aconselhamento de reconhecida qualidade e que tem recolhido feedback muito positivo.", Manuel Au-Yong Oliveira (UITT)

Galeria do Insólito

As justificações mais bizarras do relógio de ponto...

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

Investigadores do INESC TEC vencem competição de data mining

Uma equipa de nove investigadores constituída por quatro elementos do INESC TEC, e liderada pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), venceu a tarefa de Filtering na competição de data mining RepLab 2013, que decorreu entre 15 de abril e 27 de maio.

Os investigadores da FEUP, da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Labs Sapo e INESC TEC alcançaram o primeiro lugar entre 11 equipas. A participação foi feita em conjunto com investigadores da Universidade de Lisboa e do INESC ID, tendo estes conseguido o terceiro lugar na tarefa de Opinion Mining.

A tarefa de Filtering implicou a criação de métodos automáticos de desambiguação de entidades (empresas, celebridades, entre outros) em Tweets, utilizando técnicas de processamento de linguagem natural e algoritmos de aprendizagem automática de forma a classificar os Tweets como relacionados ou não com uma dada entidade.

De acordo com o investigador da Unidade de Engenharia de Sistemas de Produção (UESP) e membro do grupo, Carlos Soares, a equipa interdisciplinar e com elementos de várias unidades da U.Porto “ilustra bem a forma como a universidade tem fortalecido as suas competências na área de data science, cuja importância para as empresas e para a sociedade é cada vez maior”. Do INESC TEC fizeram ainda parte da equipa os investigadores Fábio Pinto, Mohammad Nozari e Catarina Félix.

A participação no RepLab 2013 foi feita no âmbito de dois projetos financiados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, o REACTION e o POPSTAR. Os resultados vão ser apresentados e discutidos na conferência CLEF 2013  (Conference and Labs of the Evaluation Forum) entre  23 a 26 de setembro na Universitat Politècnica de València.

O RepLab é uma competição enquadrada no âmbito do CLEF 2013 e tem como objetivo a monitorização da reputação de entidades na rede social Twitter.

Os investigadores com ligação ao INESC TEC referidos nesta notícia têm vínculo às seguintes entidades parceiras do Laboratório Associado: FEUP, FCUP, INESC Porto.