INESC TEC leva tecnologia robótica a Itália
A Unidade de Robótica e Sistemas Inteligentes (ROBIS) do INESC TEC deslocou-se, entre os dias 15 e 19 de julho, às instalações do Centre for Maritime Research and Experimentation (CMRE) da NATO, em La Spezia na Itália, para participar num conjunto de testes no âmbito do projeto ICARUS (componentes integradas para assistência a operações de busca e salvamento).
Nos exercícios, o INESC TEC testou o ROAZ, uma embarcação equipada com câmara térmica para deteção de pessoas na superfície da água, e ainda um sistema robotizado para transporte de balsas salva-vidas. O projeto ICARUS arrancou em fevereiro de 2012 e conta com 24 parceiros europeus.
O objetivo deste projeto é desenvolver ferramentas robóticas que vão auxiliar as equipas de resgate em operações de busca e salvamento. O ICARUS, com duração de quatro anos, aborda duas componentes de segurança – terrestre e marítima –, estando o INESC TEC a liderar os trabalhos relativos à componente marítima como resultado da sua experiência na robótica aquática, de que os submarinos MARES e TriMARES (este último vencedor do Prémio Inovação da Exame Informática), ou as embarcações ROAZ e FAST, são exemplos a destacar.
O ICARUS envolve ainda, além da ROBIS (responsável por criar a toda a tecnologia robótica), a Unidade de Sistemas de Informação e de Computação Gráfica (USIG), que vai colaborar no desenvolvimento do sistema de supervisão e controlo e também no sistema de treino e suporte.
Para além do INESC TEC, participaram nos ensaios mais dois parceiros do projeto ICARUS, o CMRE e a empresa italiana Calzoni, que levou também um veículo autónomo de superfície. O projeto conta ainda com a Marinha Portuguesa como parceira. De destacar que de 4 a 5 de julho a ROBIS participou no “Robotics EXcercise 2013” (REX 2013), promovido pela Marinha Portuguesa, que serviu de preparação para os testes em Itália.
A equipa da ROBIS que participou nos testes em Itália era composta por Alfredo Martins, André Dias, Aníbal Matos, Bruno Ferreira, Carlos Almeida, Diogo Machado, Duarte Almeida, Eduardo Silva, Hugo Ferreira, José Miguel Almeida e Nuno Cruz.
Os investigadores com ligação ao INESC TEC referidos nesta notícia têm vínculo às seguintes entidades parceiras do Laboratório Associado: FEUP, ISEP, INESC Porto.