Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da Parque Escolar EPE, pela voz de Sara de Sá Caetano.

Fora de Série

"O contacto mais próximo (...) permitiu confirmar a excelente imagem que o INESC TEC projeta para o exterior e perceber (...) é um reflexo de uma grande equipa (...).", Ricardo Vilaça (HASLab)

A Vós a Razão

"Aceitei o desafio de redigir um pequeno artigo para o BIP... depois pensei, mas vou escrever sobre quê?", Alexandra Carvalho Vieira (CMU Portugal)

Asneira Livre

"O INESC TEC/UITT já oferece coaching e aconselhamento de reconhecida qualidade e que tem recolhido feedback muito positivo.", Manuel Au-Yong Oliveira (UITT)

Galeria do Insólito

As justificações mais bizarras do relógio de ponto...

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

Investigador do INESC TEC premiado em competição internacional

Fabien Gouyon, investigador da Unidade de Telecomunicações e Multimédia (UTM) do INESC TEC, foi premiado no âmbito da competição internacional “Reproducibility in Audio and Music Research”, promovida pelo serviço SoundSoftware.ac.uk. Os resultados foram divulgados a 26 de junho.

O investigador foi premiado na categoria de "Journal submission", na sequência da submissão do artigo “Comments on ‘Automatic Classification of Musical Genres Using Inter-Genre Similarity’”, em co-autoria com Bob Sturm, docente na Universidade de Aalborg em Copenhaga, na Dinamarca. O artigo dos dois autores aborda as limitações de trabalhos anteriores na área da classificação automática de géneros musicais. De acordo com os revisores, o trabalho “representa uma forte contribuição para a área”, tendo os investigadores conseguido demonstrar “a reprodutibilidade dos dados apresentados no artigo”.

O objetivo desta competição é promover o desenvolvimento de software sustentável e reutilizável na área de investigação áudio e musical. O serviço SoundSoftware.ac.uk (Sustainable Software for Audio and Music Research) está sedeado na Queen Mary University em Londres e pretende fornecer recursos, tutoriais e workshops a toda a comunidade que desenvolve investigação nesta área.

Fabien Gouyon, investigador sénior de nacionalidade francesa, integra a UTM desde 2007 e foi o fundador, em conjunto com Carlos Guedes da mesma Unidade, do grupo SMC – Sound and Music Computing. Este grupo desenvolve investigação nas áreas de processamento de sinal, reconhecimento de padrões e interação homem-máquina no sentido de permitir que os computadores consigam melhor perceber, modelar e gerar sons e música. Palco 3.0, Kinetic e GimmeDaBlues (este último vencedor do Prémio ZON Criatividade em Multimédia 2011) são apenas alguns dos projetos de relevo desenvolvidos pelo grupo. Mais recentemente, destacam-se o projeto RobotDance e o programa de investigação MAT – Media Arts and Technology.

De realçar que em 2009 Fabien Gouyon ficou responsável pela organização da Conferência SMC – Sound and Music Computing (Computação Musical e Sonora), um fórum privilegiado para a promoção da troca de ideias e experiências nesta área interdisciplinar que combina metodologias científicas, tecnológicas e artísticas para compreender, modelar e gerar som e música através de abordagens computacionais. Esta conferência foi um marco importante já que foi a primeira vez que esta conferência internacional veio a Portugal, tendo colocado o INESC TEC rota internacional da investigação nesta área. Outro evento de destaque foi a 13.ª edição da International Society for Music Information Retrieval Conference (ISMIR 2012), também organizada pelo investigador, e que se afirma como um fórum a nível mundial sobre a investigação de processamento, pesquisa, organização e acesso de dados relacionados com música.

Os investigadores com ligação ao INESC TEC referidos nesta notícia têm vínculo às seguintes entidades parceiras do Laboratório Associado: FEUP, INESC Porto.