Como se tornar um empreendedor em 5 dias
Pelo quarto ano consecutivo, o INESC TEC voltou a oferecer o estágio “À descoberta do meu lado empreendedor” a seis jovens alunos do ensino secundário, no âmbito da iniciativa “Ocupação Científica de Jovens nas Férias (OCJF)”, promovida pela Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica.
Durante cinco dias alunos dos 10º, 11º e 12º anos de diferentes escolas do distrito do Porto visitaram empresas de base tecnológica com ligações ao INESC TEC (FiberSensing e Flupol), desenvolveram atividades “hands-on” nos Laboratórios de Optoeletrónica e Robótica, e ficaram a conhecer o trabalho de I&D das Unidades do INESC TEC, tendo tido ainda a oportunidade de visitar o novo Laboratório de Micro-redes e Veículos Elétricos.
Terminada a fase exploratória do estágio, os seis alunos dividiram-se em dois grupos e houve tempo para um árduo trabalho de criação de ideias e construção dos mini-planos de negócio de produtos ou serviços de base tecnológica. A acompanhar, orientar e dinamizar estes grupos esteve a monitora Raquel Pestana, que tem sido a formadora de serviço desde as primeiras edições deste estágio, desenhado pela Unidade de Inovação e Transferência de Tecnologia (UITT) do INESC TEC.
No último dia do estágio, o grupo de André Cavadas, José Luís Abreu e João Pedro Morais, bem como o grupo de Ana Rita Matos, Carolina Jorge e José Fonseca, puderam apresentar as suas ideias para apreciação do júri constituído por Paulo Gusmão (Responsável de Comunicação da Reitoria da U.Porto), Manuel Au-Yong Oliveira (investigador da UITT) e Luís Seca (assessor da coordenação e investigador da USE - Unidade de Sistemas de Energia).
Deste trabalho conjunto surgiram duas ideias inovadoras: o DRONE PATROL, um drone mais leve, económico e autónomo do que os que existem no mercado para detetar focos de incêndio a nível nacional; e o TECHINDUCT, um ferro de indução para passar a ferro sem provocar queimaduras, que oferece em simultâneo a função de forno. O júri cumpriu a sua função de criticar construtivamente com grande exigência e seriedade, tratando os jovens estagiários como verdadeiros empreendedores.
Com o objetivo de fazer a ponte entre o ensino e o mundo empresarial, o INESC TEC oferece anualmente estes estágios como uma oportunidade única de motivação dos jovens portugueses para o empreendedorismo e a inovação. Esta é a décima vez que o INESC TEC acolhe esta iniciativa do Ciência Viva que já conta com mais de 15 anos de existência. De recordar que em 2011 a proposta do INESC TEC foi selecionada a nível nacional como "estágio-bandeira" para o lançamento da iniciativa OCJF.
Conheça os relatos dos alunos e veja as fotos deste estágio em http://cienciaviva.inescporto.pt/
Os investigadores com ligação ao INESC TEC referidos nesta notícia têm vínculo às seguintes entidades parceiras do Laboratório Associado: FEUP, INESC Porto.