INESC TEC participa e coordena 9ª edição da Escola de Verão de Física da U.Porto
A Unidade de Optoeletrónica e Sistemas Eletrónicos (UOSE) do INESC TEC participou na 9ª edição da Escola de Verão de Física, que decorreu entre 1 e 6 de setembro no Departamento de Física e Astronomia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. A coordenação do evento esteve também a cargo da investigadora da UOSE, Carla Rosa.
Durante uma semana, 74 alunos do ensino secundário de todo o país, e ainda da Galiza, Macau, Cabo Verde e S. Tomé e Príncipe, estiveram envolvidos em diversos cursos, palestras e projetos científicos, e foram desafiados para a descoberta de diferentes áreas da física com grande impacto no nosso quotidiano.
Dos 15 projetos científicos nas áreas da Física, Astronomia e Engenharia Física desenvolvidos pelos jovens, cinco foram monitorizados por investigadores da UOSE, nomeadamente “Sensores de gás para aplicações ambientais”, “Laser em fibra ótica”, Giroscópio Ótico” “Robô sensorizado com LEGO Mindstorms” e “Sensores de fibra ótica”.
O programa incluiu ainda algumas atividades lúdicas e uma sessão especial, de debate com a vocalista dos Clã, Manuela Azevedo.
Desde 2005 que a Escola de Verão de Física oferece aos melhores alunos do ensino secundário a experiência de serem Físicos durante uma semana. A 9ª Escola de Verão de Física da U.Porto foi patrocinada pela Ciência Viva, Fundação Portugal África, Escola Portuguesa de Macau, Centro de Astrofísica da Universidade do Porto, Instituto de Física dos Materiais da Universidade do Porto, Centro de Física do Porto e, claro, INESC Porto.
Os investigadores com ligação ao INESC TEC referidos nesta notícia têm vínculo às seguintes entidades parceiras do Laboratório Associado: FCUP, INESC Porto.