Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - 3Decide, pela voz de Carlos Rebelo.

Fora de Série

"... o ambiente de trabalho na USE é bastante agradável, conciliando a boa disposição com rigor e responsabilidade.", Mário Couto.

A Vós a Razão

"Embora os tempos sejam cada vez mais desfavoráveis à investigação, acredito que é possível produzirmos um trabalho científico relevante e proporcionar à indústria uma plataforma de teste privilegiada", Clara Gouveia (USE)

Asneira Livre

"Em vez de cartas de amor, tenho recebido ultimamente prendas na minha secretária...", José Meirinhos (USE)

Galeria do Insólito

Ser secretária no INESC TEC é um trabalho bastante exigente e até esgotante fisicamente e por isso agora é possível requisitar um par de pernas extra para uma secretária...

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

Investigadores INESC TEC vencem “best paper award”

Paulo Portugal e Francisco Vasques, respetivamente investigador e investigador colaborador da Unidade de Telecomunicações e Multimédia (UTM) do INESC TEC, venceram o “Best Paper Award” no âmbito da 11ª edição da Conferência Internacional sobre Informática Industrial do IEEE (INDIN 2013), que se realizou de 29 a 31 de julho na Alemanha. Trata-se do evento de maior prestígio do IEEE na área da Informática Industrial, sendo uma das conferências de referência de uma das maiores “IEEE Societies”, a “Industrial Electronics Society”.

Intitulado "Partial Energy-Efficient Hop-by-Hop Retransmission in Wireless Sensor Networks", o artigo tem como objetivo propor um novo mecanismo de retransmissão de pacotes (dados) em redes de sensores sem fios. Grande parte das aplicações que utilizam este tipo de redes têm como um dos principais requisitos a minimização do consumo de energia dos nós, e consequentemente o aumento do tempo de vida da rede. Sendo frequente a perda de pacotes neste tipo de redes, é necessário implementar mecanismos de retransmissão para lidar com este problema. O mecanismo proposto neste trabalho vem de encontro aos requisitos impostos por este tipo de aplicações.

A inovação do trabalho centra-se na utilização de um mecanismo de seleção dos pacotes a retransmitir baseado na criticalidade dos mesmos (na perspetiva da aplicação que utiliza a rede). Os pacotes de elevada criticalidade serão sempre retransmitidos, enquanto que os restantes poderão ser  transmitidos em função do estado da rede, dos nós ou do meio de transmissão. Consegue-se assim um compromisso entre a redução do consumo de energia e a entrega de mensagens críticas.

Para além dos investigadores da UTM, o artigo contou ainda com a co-autoria de Daniel Costa (Universidade Estadual de Feira de Santana, Brasil) e Luiz Affonso Guedes (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil).

Os investigadores com ligação ao INESC TEC referidos nesta notícia têm vínculo às seguintes entidades parceiras do Laboratório Associado: INESC Porto e FEUP.