Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - 3Decide, pela voz de Carlos Rebelo.

Fora de Série

"... o ambiente de trabalho na USE é bastante agradável, conciliando a boa disposição com rigor e responsabilidade.", Mário Couto.

A Vós a Razão

"Embora os tempos sejam cada vez mais desfavoráveis à investigação, acredito que é possível produzirmos um trabalho científico relevante e proporcionar à indústria uma plataforma de teste privilegiada", Clara Gouveia (USE)

Asneira Livre

"Em vez de cartas de amor, tenho recebido ultimamente prendas na minha secretária...", José Meirinhos (USE)

Galeria do Insólito

Ser secretária no INESC TEC é um trabalho bastante exigente e até esgotante fisicamente e por isso agora é possível requisitar um par de pernas extra para uma secretária...

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

Veleiros Robóticos FEUP/INESC TEC novamente premiados em competição internacional

Uma equipa de estudantes e investigadores da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e da Unidade de Robótica e Sistemas Inteligentes (ROBIS) do INESC TEC conquistou dois títulos no Campeonato Mundial de Veleiros Robóticos, que decorreu entre 2 e 6 de setembro em Brest, em França.

A participação da equipa portuguesa fez-se com dois veleiros autónomos, que acabaram por sagrar-se vencedores na categoria de “Student’s sailboat” e receber o primeiro prémio “École Navale Endurance Special Award”. Além do já conhecido e premiado veleiro FASt, a equipa FEUP/INESC TEC acrescentou à sua frota um novo veleiro de dimensões reduzidas, numa competição que contou com a presença de oito equipas provenientes de vários países da Europa (Alemanha, Reino Unido, Finlândia, Espanha, França e Portugal).

Os dois veleiros da equipa nacional competiram com outras seis embarcações tendo confirmado o bom desempenho já demostrado em edições anteriores, apesar das condições meteorológicas adversas encontradas durante a semana em que decorreu a competição. Mais uma vez, para a obtenção destes resultados foram determinantes capacidades como a endurance, a precisão de navegação e a capacidade de deteção de obstáculos. Recorde-se que o FASt havia já arrecadado o título de campeão mundial na edição anterior desta competição, que decorreu em Cardiff, em setembro de 2012.

O FASt foi desenvolvido no âmbito de um projeto extra-curricular de estudantes de Engenharia Eletrotécnica e Computadores da FEUP, iniciado em 2007. Mais recentemente o veleiro tem sido trabalhado no âmbito da atividade da Unidade de Robótica e Sistemas Inteligentes (ROBIS) do INESC TEC. O caráter multidisciplinar deste projeto tem contribuído de forma muito positiva para o envolvimento de estudantes do Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da FEUP, que têm colaborado ativamente no desenvolvimento e aperfeiçoamento dos diversos sistemas que o veleiro contém. No seguimento desta atividade, foi também recentemente desenvolvido o novo veleiro autónomo que participou nesta competição, tendo resultado da adaptação de um pequeno veleiro comercial rádio-comandado.

Com capacidade para velejar de forma completamente autónoma e com um consumo reduzido de energia, os veleiros autónomos constituem plataformas não tripuladas capazes de cumprir missões programadas e de reagir a variadas condições ambientais, podendo transportar um leque variado de sensores e permitindo assegurar uma presença no oceano durante longos períodos de tempo. A atividade recente da equipa FEUP/INESC TEC tem contado com a colaboração da Marinha Portuguesa através do seu Centro de Investigação Naval (CINAV) e da Escola Naval, que têm também em curso projetos neste domínio.