Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - 3Decide, pela voz de Carlos Rebelo.

Fora de Série

"... o ambiente de trabalho na USE é bastante agradável, conciliando a boa disposição com rigor e responsabilidade.", Mário Couto.

A Vós a Razão

"Embora os tempos sejam cada vez mais desfavoráveis à investigação, acredito que é possível produzirmos um trabalho científico relevante e proporcionar à indústria uma plataforma de teste privilegiada", Clara Gouveia (USE)

Asneira Livre

"Em vez de cartas de amor, tenho recebido ultimamente prendas na minha secretária...", José Meirinhos (USE)

Galeria do Insólito

Ser secretária no INESC TEC é um trabalho bastante exigente e até esgotante fisicamente e por isso agora é possível requisitar um par de pernas extra para uma secretária...

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

Empreendedorismo INESC TEC dá frutos

O SEEW – Science and Engineering Entrepreneurship Workshop – Learning by Doing, um campo de treino organizado pela Unidade de Inovação e Transferência de Tecnologia (UITT) do INESC TEC em julho de 2012, serviu de trampolim para duas empresas – Dependableware e EXPERTUS entrarem na fase final do programa COHiTEC e da competição Building Global Innovators (BGI), respetivamente, que apoiam a inovação e a valorização do conhecimento produzido em instituições nacionais de I&D.

O BIP falou com os responsáveis da Dependableware, que conta com elementos do HASLab (Laboratório de Software Confiável) do INESC TEC, e da EXPERTUS, ligada ao IPATIMUP (Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto), para perceber como o SEEW preparou e motivou as equipas para estas iniciativas.

1   2

O BIP destacou na sua última edição a Dependableware e o produto desenvolvido pela empresa minhota, o HeveaDB, que lhe garantiu um lugar na fase final do COHiTEC. O HeveaDB expande as bases de dados existentes para funcionarem nos novos sistemas distribuídos, reduzindo os custos de crescimento, sem perder informação. De acordo com um dos responsáveis, Miguel Matos, a Dependableware tem já um “um protótipo completamente funcional do produto e estamos a trabalhar juntamente com um potencial cliente num piloto que permitirá testar o produto em condições de utilização reais. Na parte de negócio temos trabalhado no desenvolvimento e refinamento do conceito, estabelecimento de contactos com potenciais clientes e posicionamento e abordagem ao mercado”. Para o futuro “pretendemos levar o piloto a bom porto e, idealmente, obter o primeiro cliente”, acrescenta.

Para Miguel Matos, “o SEEW foi fundamental [na preparação do COHiTEC] porque foi através deste workshop que tomámos conhecimento da iniciativa e do seu modo de funcionamento. Por outro lado, o SEEW abordou praticamente todos os temas focados no COHiTEC o que nos deu uma visão muito enriquecedora e esclarecida dos conceitos fundamentais e diferentes fases do empreendedorismo de base científica. Deste modo, o SEEW foi um facilitador porque nos permitiu fazer muito ‘trabalho de casa’”, afirma.

3   4

Já a EXPERTUS é semifinalista da edição deste ano da Building Global Innovators. Sedeada no UPTEC (Pólo das Industrias Criativas), a EXPERTUS tem como atividade principal a prestação de serviços de investigação e desenvolvimento em in vivo, nomeadamente na membrana CorioAlantoide (CAM) do embrião de galinha. As principais aplicações destes ensaios são o estudo de mecanismos de doença e a triagem de compostos com potencial terapêutico. A EXPERTUS utiliza o embrião de galinha como modelo animal alternativo já que este oferece várias vantagens experimentais: é económico, envolve tempos experimentais curtos e não tem restrições regulamentares e éticas (Diretiva 2010/63/UE). O embrião de galinha é naturalmente imunodeficiente pelo que permite a inoculação de células e tecidos tumorais humanos, em particular na CAM, que apresenta um ambiente altamente favorável. O modelo é extremamente versátil pelo que permite ajustar os ensaios às necessidades específicas do cliente.

Atualmente, a EXPERTUS oferece um portfólio de ensaios na CAM, dirigidos a investigadores em oncobiologia, mas a expanção do leque de serviços (ensaios) prestado está já prevista e inclui novos ensaios direcionados a sistemas de saúde (públicos e privados) e a farmacêuticas. De acordo com Marta Teixeira Pinto, uma das responsáveis desta spin-off do IPATIMUP, para o futuro a Expertus pretende “expandir (nacional e internacionalmente) o serviço piloto iniciado em 2012 no IPATIMUP, agora no formato de spin-off e start-up”. Para a investigadora, “o SEEW foi muito importante na preparação do ‘mindset’ adequado para se trabalhar em inovação/empreendedorismo/negócio, particularmente para a nossa equipa, cuja formação é maioritariamente académica/científica”, explica.

5   SEEW

O SEEW 2012 foi liderado por Erik Sander, Diretor do Instituto de Inovação em Engenharia da Universidade da Florida, e João Claro, Coordenador da UITT, e contou ainda com o apoio do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (I3S), do Instituto de Inovação em Engenharia da Universidade da Florida e da Universidade do Porto. A iniciativa tinha como objetivo mostrar aos participantes conceitos e práticas do pensamento empreendedor e do empreendedorismo, promovendo uma experiência imersiva e realista, e permitindo-lhes desempenhar o papel de fundadores de empresas, criando uma visão e executando um plano para essa “empresa”.

Os investigadores com ligação ao INESC TEC referidos nesta notícia têm vínculo às seguintes entidades parceiras do Laboratório Associado: INESC Porto, Universidade do Minho e FEUP.