INESC TEC participa na Noite dos Investigadores 2013
O INESC TEC vai estar, mais uma vez, representado na Noite Europeia dos Investigadores (NEI 2013), que se realiza no Jardim Botânico do Porto, no dia 27 de setembro.
Subordinada ao tema "“Futuro 2020: como será a vida no ano 2020?”, a edição deste ano, promovida pela Universidade do Porto, Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP) e Instituto de Biologia Molecular Celular/Instituto Nacional de Engenharia Biomédica (IBMC.INEB), servirá de palco à apresentação de alguns resultados de projetos de investigação e de inovação tecnológica dos vários institutos da U.Porto.
Como serão as cidades nessa altura? Que empregos vamos ter? Que fontes da energia iremos usar? O que vamos comer? Como vamos tratar e prevenir as nossas doenças? Estas são algumas das questões que vão ser exploradas sob diversas perspetivas pelos investigadores.
O INESC TEC participa na iniciativa com uma demonstração do veículo elétrico Twizy do Laboratório de Micro Redes e Veículos Elétricos, enquadrado na temática "As redes elétricas do futuro". A demonstração abordará a evolução do sistema elétrico de energia, tendo em consideração a integração de fontes renováveis distribuídas e a mobilidade elétrica.
Em simultâneo vão decorrer outras atividades que irão focar as alterações expectáveis para 2020, o modo como viveremos e os desafios que se vão colocar à sociedade daqui a sete anos, abordando, por exemplo, áreas relacionadas com as energias alternativas, a evolução do tecido urbano e da alimentação ou o crescente envelhecimento da população. O programa inclui atividades experimentais “mãos-na-massa”, exibição de filmes, observações astronómicas, tertúlias, exposições e bar aberto, entre outras.
A NEI junta a comunidade científica e o público em geral, servindo como uma oportunidade para os mais curiosos ficarem a conhecer o que se faz nestas áreas nas mais diversas instituições, e para dialogarem com os investigadores que desenvolvem estes trabalhos.
De acordo com a Ciência Viva, este evento realiza-se anualmente desde 2005 com atividades em simultâneo em toda a Europa. No mesmo dia e à mesma hora, centenas de instituições científicas de 300 cidades europeias promovem uma noite informal entre cientistas e público de todas as idades. Em Portugal, a Ciência Viva coordena esta iniciativa em 28 localidades de norte a sul do país em parceria com o Instituto de Biologia Molecular e Celular, o Instituto de Tecnologia Química e Biológica, o Centro de Astrofísica da Universidade do Porto, a Fundação do Museu de Ciência da Universidade de Coimbra e as Universidades de Lisboa, Évora, Algarve, Açores e Madeira.