INESC TEC assina protocolo com empresa de tecnologia de simulação de cirurgias
O INESC TEC assinou, no dia 20 de novembro, um protocolo de cooperação com a Simulation Technology and Innovation International (STI International), empresa com sede em Ermesinde que vai internacionalizar as atividades da spin-off MEDSIM, criada por um consórcio de empresas, hospitais e médicos holandeses, na área da simulação médica de cirurgias.
O protocolo foca essencialmente a área da simulação por computador e os jogos sérios (“serious games”) aplicados à saúde e segurança. Neste sentido, já foi submetida uma candidatura em co-promoção ao Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN), envolvendo a Unidade de Sistemas de Informação e de Computação Gráfica (USIG), para aprofundar os resultados do simulador da MEDSIM, que simula atos médicos e permite o treino médico para melhorar o tratamento dos doentes.
O protocolo foi assinado pelo Diretor do INESC Porto, Mário Jorge Leitão, e pelo CEO da European Design Centre (EDC International) e da STI International, João Mena de Matos. Recorde-se que João Mena de Matos recebeu em 2011 o Prémio COTEC para Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa.
“A STI International é um parceiro industrial numa área onde não temos muitos: a simulação por computador. Esperamos poder usar o nosso trabalho de investigação no campo da Computação Gráfica e Ambientes Virtuais para acrescentar valor ao MEDSIM”, explica o coordenador da USIG, António Gaspar. “Eventualmente a Unidade de Robótica também poderá vir a contribuir no futuro, se for considerado necessário alterar os manequins do simulador”, adianta.
Os investigadores com ligação ao INESC TEC referidos nesta notícia têm vínculo às seguintes entidades do Laboratório Associado: INESC Porto e FEUP.