Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da UBBIN Labs Lda, pela voz de João Carvalho.

Fora de Série

“Motiva-me o facto de estar inserido num grupo dinâmico, de enorme criatividade. O LIAAD é (...) uma referência no plano nacional e internacional.”, Ricardo Campos.

A Vós a Razão

"(...) é um privilégio poder continuar a ligação ao INESC TEC como Pós-doc no HASLab, não só pela multidisciplinaridade do universo INESC TEC mas também pelo bem conhecido ‘pipeline’ de transferência de tecnologia para a indústria.", Miguel Matos (HASLab)

Asneira Livre

"Não sendo português, a minha primeira tarefa é investigar o que é uma “asneira”... até diria que fiz uma revisão de literatura, mas espero que os editores do BIP não sejam tão estritos nestas matérias.", Edgar Jimenez (UESP)

Galeria do Insólito

Encontrámos um bom exemplo da boa disposição dos Inesquianos na casa de banho dos homens do 3º andar

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

Investigadores INESC TEC conquistam “Fumio Harashima Best Paper Award in Factory Automation”

Paulo Portugal e Francisco Vasques, respetivamente investigador e investigador colaborador da Unidade de Telecomunicações e Multimédia (UTM) do INESC TEC, conquistaram o “Fumio Harashima Best Paper Award in Factory Automation”, com o artigo "GLHOVE: A Framework for Uniform Coverage Monitoring using Cluster-Tree Wireless Sensor Networks".

O artigo propõe um esquema que garante um compromisso entre a maximização da área de cobertura da rede e a redução do consumo de energia por parte dos nós. Neste caso concreto, e tendo em conta aplicações típicas, pretende-se que a rede cubra da forma mais uniforme possível a área geográfica em causa, garantindo também a receção, por parte do respetivo coordenador, de um nível mínimo de mensagens sem comprometer o tempo de vida da rede.

A inovação do trabalho centra-se na utilização de um mecanismo de escalonamento das superframes associadas aos vários clusters, com o objetivo de minimizar a latência das comunicações, reduzir a probabilidade de colisões e uniformizar a quantidade de mensagens transmitidas em cada cluster.

Para além dos investigadores da UTM, o artigo contou ainda com a co-autoria de Mitchel Felske, Carlos Montez e Alex Pinto, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil.

O “Fumio Harashima Best Paper Award in Factory Automation” foi entregue no âmbito da 18th IEEE International Conference on Emerging Technologies & Factory Automation, que se realizou entre 10 e 13 de setembro, em Itália. Trata-se do evento de maior prestígio do IEEE na área da Factory Automation, sendo uma das conferências de referência de uma das maiores “IEEE Societies”, a “Industrial Electronics Society”.

Os investigadores com ligação ao INESC TEC referidos nesta notícia têm vínculo às seguintes entidades parceiras do Laboratório Associado: INESC Porto e FEUP.