Unidade INESC TEC com nova coordenação
Gabriel David é, desde o dia 1 de novembro, o novo coordenador da Unidade de Sistemas de Informação e de Computação Gráfica (USIG), substituindo Fernando Silva, que continua à frente da coordenação do Centro de Investigação em Sistemas Computacionais Avançados (CRACS). O investigador junta-se assim a António Gaspar, que lidera a Unidade desde a sua criação.
O novo coordenador, também docente na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), ficará responsável pela coordenação de vertente universitária. Gabriel David licenciou-se em Engenharia Eletrotécnica (Automação e Controlo) pela FEUP, concluiu o mestrado em Sistemas e Computadores Digitais, também na FEUP, e doutorou-se em Informática pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. Os seus interesses atuais de investigação são nas áreas da gestão de informação, da preservação digital e das bases de dados. Gabriel David é ainda membro do Conselho Geral da U.Porto, do Conselho Científico da FEUP e da Comissão Científica do MAP-i – Programa Doutoral em Informática das Universidades do Minho, Aveiro e Porto e do mestrado e da licenciatura em Ciência da Informação.
Em discurso direto
António Gaspar – coordenador da USIG
“O Prof. Fernando Silva deu um contributo fundamental numa fase de consolidação da investigação da USIG. Foi um período onde o número de investigadores aumentou substancialmente, assim como a produção científica. Neste momento a USIG apresenta um perfil de produção científica ao nível da média do INESC Porto [entidade que coordena o INESC TEC], sendo necessário ajustar a visão existente de Unidade de ‘prestação de serviços’. Na realidade, a USIG cobre completamente a cadeia de valor de produção de conhecimento. Lamentamos não poder continuar a contar com a sua coordenação científica, mas compreendemos todos os motivos que levaram à sua decisão, pois era insustentável continuar a assegurar a coordenação de duas Unidades. No entanto, estou certo que continuaremos sempre a contar com a sua amizade e conselho.
A USIG tem grandes desafios pela frente. A consolidação científica continua e terá de ser aprofundada, particularmente ao nível da integração dos investigadores que entraram recentemente. Por outro lado, a ligação entre a investigação e a transferência de tecnologia deve ser otimizada. Foi com agrado que recebi a notícia que o Prof. Gabriel David tinha aceitado o desafio da DIP. Ele conhece bem a USIG e a maioria dos seus colaboradores, não só porque muitos dos investigadores já trabalharam com ele noutra Unidade há ‘alguns’ anos, mas também porque é atualmente um dos investigadores seniores com um envolvimento mais ativo e diversificado, tendo participado recentemente em projetos QREN, FCT e de prestação de serviços. Estou certo que dará contributos importantes para o desenvolvimento da USIG, mas também para um maior reconhecimento da I&D em Informática ao nível do INESC TEC.”
Fernando Silva – coordenador do CRACS, antigo coordenador da USIG
"Foi um enorme prazer ter estar ligado à coordenação da USIG e poder ter ajudado a consolidar esta unidade em termos de indicadores científicos. Estou grato a todos os membros pela forma cordial com que sempre lidaram comigo e, sobretudo, pela disponibilidade constante em colaborarem para um interesse comum. Ao novo coordenador, Gabriel David, pessoa experiente e conhecedora da realidade da unidade, desejo as maiores felicidades no desempenho do cargo que estou certo será bem sucedido. Por último, mas não menos importante, deixo o meu sincero agradecimento ao António Gaspar, companheiro de coordenação, pelo seu apoio generoso e constante que muito simplificou a minha tarefa."
Gabriel David – novo coordenador da USIG
“Penso que os quatro anos do Professor Fernando Silva na coordenação da USIG permitiram atingir os objetivos de dinamizar a atividade científica da unidade e de afirmar a Informática como área autónoma dentro do INESC TEC, concentrando investigadores que se encontravam dispersos e, ao mesmo tempo, alargando a unidade a outras instituições. Por esse facto, não posso deixar de lhe dar os parabéns.
Naturalmente que contamos que essa experiência na USIG contribua para continuar a reforçar as relações entre as várias unidades de Informática no INESC TEC, o CRACS e a USIG, o LIAAD e o HASLab, na nova etapa marcada pelo ciclo de avaliação da FCT em que decidimos estar juntos.”
Os investigadores com ligação ao INESC TEC referidos nesta notícia têm vínculo às seguintes entidades parceiras do Laboratório Associado: INESC Porto, FCUP e FEUP.