Investigador INESC TEC distinguido com prémio de mérito
O investigador da Unidade de Sistemas de Energia (USE) do INESC TEC, Diogo Varajão, foi distinguido pela ABB Portugal, empresa de tecnologias de energia e automação, com o Prémio ABB 2013, pela dissertação de mestrado intitulada "Carregador Bidirecional para Veículos Elétricos Baseado em Andar de Conversão Matricial ", classificada com 20 valores.
Enquadrada no âmbito das Redes Elétricas Inteligentes (Smart Grids), a dissertação visou a exploração do conceito Vehicle-to-Grid para os veículos elétricos. Com este trabalho foi desenvolvida uma solução para o carregador das baterias de veículos elétricos que possibilita a injeção de energia na rede, tirando deste modo vantagem da capacidade de armazenamento de energia destes veículos.
“Foi com muita honra e satisfação que recebi este prémio, acima de tudo pela dimensão que a empresa ABB tem a nível global. Este prémio foi o reconhecimento do trabalho desenvolvido, e constitui para mim uma motivação adicional para a continuação desta linha de investigação no meu doutoramento”, afirma o investigador da USE.
Diogo Varajão concluiu o Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores no ano letivo 2011/2012, sob orientação do também investigador da USE, Rui Esteves Araújo, ao qual deixa “um agradecimento especial pela mestria com que orientou a tese”.
A distinção, consagrada num acordo estabelecido entre a ABB e a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), é atribuída anualmente ao estudante que tenha obtido a classificação mais elevada numa dissertação de mestrado cujo tema esteja relacionado com uma de três das principais áreas de atividade do Grupo ABB: energias renováveis, incluindo "smart-grids", automação industrial e robótica. O prémio foi entregue na cerimónia pública “Novos Mestres” da FEUP, a 19 de outubro deste ano.
Os investigadores com ligação ao INESC TEC referidos nesta notícia têm vínculo às seguintes entidades parceira do Laboratório Associado: INESC Porto e FEUP.
Créditos Foto: Grupo ABB