Destaque
INESC Porto com reforço do ISEP prepara exportação de tecnologia robótica
O INESC Porto e o ISEP (Instituto Superior de Engenharia do Porto) viram ser formalizada, no dia 16 de fevereiro, a fusão entre os seus grupos de robótica – Grupo de Robótica e Sistemas Inteligentes (ROBIS) e Laboratório de Sistemas Autónomos (LSA), respetivamente. São cerca de 50 os colaboradores que integram a nova Unidade de Robótica INESC Porto/ISEP, que tem como objetivo ganhar uma dimensão internacional, apostando em mercados em forte expansão, um passo estratégico daquela que é agora a maior unidade de robótica do Norte do país. Da cerimónia de assinatura do Memorando de Entendimento destaca-se a exposição de equipamento robótico, com especial enfoque para o TriMARES, um robô de monitorização de meios aquáticos que vai ser exportado para o Brasil.
Especial
Mais de 500 colaboradores e quase 200 doutorados
Sete Unidades Nucleares do INESC Porto, quatro Unidades Associadas e um Parceiro Privilegiado agregam um total de 569 colaboradores, 193 dos quais doutorados, dando forma à atual dimensão do projeto de Laboratório Associado (LA) que o INESC Porto pretende mobilizar para o próximo quinquénio e submeteu à FCT para reconhecimento. Com estatuto de Laboratório Associado desde 2002, o INESC Porto adotou um novo modelo organizativo no início de 2007 com o principal objetivo de alargar o âmbito da instituição enquanto Laboratório Associado. O desafio centrava-se num crescimento em rede que permitisse a consolidação científica com novos grupos que manteriam uma autonomia administrativa e assim abrisse as portas a projetos de maior dimensão, mais exigentes e multidisciplinares. A missão está a ser cumprida.
Editorial
Agir, eis a inteligência verdadeira
As circunstâncias de desenvolvimento do país e do próprio INESC Porto criaram condições para novos sonhos. Mas também está inscrito no nosso código genético o conceito “concretizar”.