Offside
30 Anos à Conversa

No ano do trigésimo aniversário do INESC TEC, o BIP foi em busca de histórias da casa, contadas por gente da casa.

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da Inovretail, Lda, pela voz de André Leão Sousa.

Fora de Série

"... é um imenso orgulho ter o reconhecimento do centro, do qual “visto a camisola” há já cinco anos e também desta minha “segunda casa” que é o INESC TEC", Tiago Soares da Costa (CTM)

A Vós a Razão

"A minha sugestão é desenvolver e implementar uma metodologia de Investigação Circular (...). Se as conversas são como as cerejas :), os projetos também deviam ser!", Samuel Moniz (CESE)

Asneira Livre

"As a foreigner, I have been very fortunate to work in INESC TEC for its friendly environment to international researchers (...). During my time here, I enjoy the strong industry oriented research atmosphere". Chen Wang (CTM).

Galeria do Insólito

Após o evento dos 30 anos do INESC TEC na Quinta da Eira em Penafiel, o Serviço de Comunicação (SCOM) recebeu um e-mail com alguns reparos às indicações que foram dadas para o local...

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC.

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas. Muitas vezes, essas pessoas vão ocupar lugares de destaque nas melhores empresas nacionais e internacionais ou optam por formar spin-offs. Como a melhor forma de transferir tecnologia é transferir pessoas, nesta secção a voz é dada aos colaboradores que se formaram no INESC TEC e agora brilham noutras empresas e instituições.

Miguel Gomes, EDP Distribuição, Engenheiro

  • Ano em que entrou e saiu do INESC TEC: 2011-2013
  • Centro(s) do INESC TEC com que colaborou: CPES
  • Título(s) do(s) projeto(s) em que participou: CORDSEM - Metodologia Eficiente para Coordenação Ótima de Relés de Sobrecorrente Direcionais em Sistemas Elétricos Malhados

Testemunho relativo a sua experiência desde a sua saída do INESC TEC

Desde a minha saída do INESC Porto, integro a Direção de Despacho e Condução da EDP Distribuição. Após um período de integração e formação, iniciei as minhas funções numa equipa de engenharia de apoio no Departamento Norte de Média Tensão. O departamento que integro é responsável pela gestão da rede de média tensão numa área que abrange desde os distritos de Coimbra e Castelo Branco até aos distritos de Viana do Castelo e Bragança. Esta área está dividida em três zonas geográficas menores, existindo um Centro de Condução responsável por cada uma dessas zonas.

Temos como função principal a gestão da rede de média tensão. Mais concretamente, coordenamos as equipas técnicas no terreno, em situações de trabalhos de manutenção e resolução de avarias na rede, assim como fazemos a primeira intervenção para a resolução das avarias, fazendo o primeiro despiste da avaria através da operação dos equipamentos telecomandados.

A equipa de engenharia de apoio que integro, tal como o próprio nome indica, é responsável pelo apoio aos técnicos dos Centros de Condução na execução das tarefas que descrevi anteriormente, assim como os trabalhos de análise de incidentes ocorridos na rede e supervisão dos automatismos e equipamentos telecomandados. Para além disso, fazemos regularmente a análise e desenvolvimento de novas metodologias que têm permitido uma gestão mais eficiente da rede de distribuição de média tensão.  

Na sua opinião como é que a sua experiência no INESC TEC ajudou no novo papel?

A minha experiência no INESC TEC, mais concretamente o projeto em que estive inserido, permitiu-me consolidar e adquirir novos conhecimentos relacionados com as redes de energia elétrica e com os sistemas de proteção. Apesar de os objetivos do projeto estarem mais focados na componente de inovação e desenvolvimento de uma nova metodologia, foi necessário desenvolver uma base sólida de conhecimento na área das redes de energia elétrica para, dessa forma, poder desenvolver uma nova metodologia para a parametrização das proteções. Essa base de conhecimento tem sido bastante útil para a execução das minhas funções atuais.

Na sua opinião, o INESC TEC mudou em quais aspectos desde a sua saída?

Após a minha saída do INESC TEC, tenho acompanhado as alterações essencialmente através do BIP e do contacto com alguns amigos. A principal alteração que notei foi a nova designação das unidades.