Jubilação de Pedro Guedes de Oliveira
No dia 29 de junho realizou-se a cerimónia de jubilação de Pedro Guedes de Oliveira, professor catedrático no Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e antigo presidente do INESC TEC.
A cerimónia contou com a presença e o testemunho de antigos alunos, professores, colegas e amigos que em algum momento da vida acompanharam de perto o percurso do antigo professor. Após as homenagens e a "Última Lição" de Pedro Guedes de Oliveira, que abordou diversos aspetos da sua carreira académica, a jubilação encerrou com uma surpresa: um momento musical por Pedro Burmester.
No INESC TEC desde a sua génese, em 1985, Pedro Guedes de Oliveira é uma referência incontornável para a comunidade Inesquiana, que sempre viu nele um precursor e um concretizador com os olhos postos no futuro.
Pedro Guedes de Oliveira licenciou-se em engenharia eletrotécnica em 1968 e doutorou-se depois de ter estado em Utrecht, na Holanda, a trabalhar em processamento de biossinais, nomeadamente em eletroencefalografia. Em 1975 juntamente com José Carlos Príncipe (Presidente do Scientific Advisory Board do INESC TEC) e Alte da Veiga lançou o departamento de Engenharia Eletrónica e de Telecomunicações da Universidade de Aveiro, tendo ainda passado dois períodos sabáticos na Universidade da Florida, nos Estados Unidos. Nascido na cidade do Porto, Pedro Guedes de Oliveira presidiu o INESC Porto desde a sua autonomização em 1998 até ao ano de 2005. Jubila-se aos 70 anos.