INESC TEC apoia 1º Congresso Doutoral da FEUP
O DCE2015, Congresso Doutoral em Engenharia, realizou-se na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), entre os dias 11 e 12 de junho e contou com cerca de 260 participantes. O programa científico do DCE 2015 incluiu palestras, simpósios em áreas específicas de engenharia (que decorreram em paralelo), alumni sessions e workshops. O principal tema do congresso foi o papel dos doutoramentos na sociedade, os contributos e integração dos doutorados na mesma. Pela relevância do tema, o INESC TEC considerou importante apoiar esta iniciativa.
No dia 11 de junho, dois ex-alunos da FEUP, que foram investigadores no INESC TEC enquanto alunos de doutoramento, participaram na sessão alumni. Filipe Magalhães, new product launch manager na HBM Fibersensing, e António Almeida, business partner analyst na SONAE, contaram a história dos seus percursos académico e profissional, mostrando qual a importância e impacto do doutoramento nas suas rotinas diárias no trabalho e na sua carreira.
No último dia do DCE2015 (12 de junho), decorreu um workshop que teve como objetivo dar a conhecer melhor o INESC TEC pela voz de vários intervenientes, nomeadamente por um dos diretores, João Peças Lopes. António Carrapatoso, diretor de I&D da EFACEC, também esteve presente no workshop e falou da relação do INESC TEC com a empresa e da importância da relação de mais de 20 anos entre as duas instituições no que diz respeito às tecnologias produzidas pela EFACEC.
Rui Campos e Pedro Amorim, dois antigos alunos de doutoramento da FEUP e atuais investigadores do INESC TEC nas áreas de Telecomunicações e Engenharia e Gestão Industrial, respetivamente, também deram o seu testemunho. Ambos falaram da sua experiência como antigos alunos de doutoramento e como líderes de projetos europeus de investigação no INESC TEC e da relação da investigação com empresas de renome nacional.
O workshop terminou com uma visita ao Laboratório de Redes Elétricas Inteligentes e Veículos Elétricos do INESC TEC, o primeiro nesta área em Portugal.
Durante o jantar do Congresso, a melhor comunicação oral e o melhor poster científico foram premiados. Entre os vencedores, estão alguns investigadores do INESC TEC. Rui Fernandes e Maria Teresa Andrade receberam o prémio de melhor apresentação oral com o artigo “Multimedia content classification metrics for content adaptation”. No que diz respeito ao melhor poster científico, foram premiados dois em ex-aequo, sendo que um deles foi o “Topology Control of Flying Backhaul Networks” da autoria de Eduardo Almeida, José Oliveira, Rui Campos e Manuel Ricardo.
Este congresso foi uma excelente oportunidade para os estudantes de doutoramento e também mestrado divulgarem e discutirem a sua investigação em curso, com colegas, professores, investigadores e empresas.
Os investigadores com ligação ao INESC TEC referidos nesta notícia têm vínculo às seguintes entidades parceiras: FEUP-UP, IPB, INESC TEC.