Startups portuguesas somam 60 milhões de dólares de financiamento nos EUA
José Manuel Mendonça, Presidente do INESC TEC e Diretor Científico da UTEN Portugal, integrou uma comitiva de empresas startup que viajou até à Universidade do Texas em Austin, nos Estados Unidos, no âmbito do Global Startup Program, que tem como objetivo apoiar startups portuguesas através de parcerias e capital norte-americano. Algumas das empresas apoiadas pelo programa celebraram já contratos e captaram investimento nos EUA no valor de 60 milhões de dólares.
O programa da UTEN Portugal, que faz parte dos programas de parcerias empresariais da FCT, alterou recentemente a sua ênfase da formação dos técnicos dos gabinetes de transferência de tecnologia para o apoio à internacionalização das empresas startup através de uma presença nos Estados Unidos. Nesse sentido, a UTEN Portugal, em colaboração com a Universidade do Texas, mais especificamente o IC² Institute, implementou o Global Startup Program que tem como objetivo apoiar startups portuguesas num estado de desenvolvimento e maturidade que lhes permita internacionalizar os seus produtos e serviços através de parcerias, inclusivamente com capital americano.
Após uma pré-seleção de empresas em Portugal, esta missão levou um conjunto de startups a Austin, capital do estado norte-americano do Texas, para networking, visitas e para potenciar negócios com empresas, incubadoras e venture capitalists norte-americanos. A delegação de cerca de 40 pessoas foi a maior delegação portuguesa a visitar o Texas com este objetivo.
A comitiva contou com José Manuel Mendonça, diretor científico da UTEN Portugal. “Para mim foi muito interessante perceber o impacto do que foi feito em tão pouco tempo, já que as primeira empresas portuguesas celebraram contratos de distribuição de venda e que receberam capital americano no valor de 60 milhões de dólares, o que mostra o potencial impacto económico das startups do sistema científico e tecnológico nacional”, afirma José Manuel Mendonça.
Presidente do INESC TEC eleito Fellow do IC² Institute
José Manuel Mendonça foi recentemente nomeado Fellow do IC² Institute da Universidade do Texas em Austin, nos Estados Unidos. Esta nomeação resulta de uma colaboração de sete anos com a Universidade de Texas.
O Presidente do Conselho de Administração do INESC TEC integra assim o Conselho Estratégico do IC² relacionado com parcerias internacionais, que tem a seu cargo a missão da transferência de tecnologia e valorização económica da tecnologia da Universidade do Texas em Austin.
O programa de Fellows do IC² conta atualmente com cerca de 200 Fellows de quase duas dezenas de nacionalidades.
O investigador com ligação ao INESC TEC referido nesta notícia tem vínculo à seguinte entidade parceira: FEUP.
Créditos 1ª foto: IC²