Offside
30 Anos à Conversa

No ano do trigésimo aniversário do INESC TEC, o BIP foi em busca de histórias da casa, contadas por gente da casa.

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da ENERCON, pela voz de Nuno Miguel Taveira.

Fora de Série

"A notoriedade do projeto vem, por outro lado, comprovar que este triângulo de Inovação (Ciência e Inovação, Empresa Tomadora, Cliente), que nós INESC TEC temos vindo a defender, funciona!" Lino Oliveira (CSIG)

A Vós a Razão

"Prestes a celebrar um ano de entrada no INESC TEC foi com entusiasmo que aceitei o desafio de participar no “A Vós a Razão” mostrando um pouco mais “do que se faz” no serviço de Contabilidade e Finanças.", Inês Castro (CF)

Asneira Livre

"(...) eu, como brasileiro, sinto uma barreira invisível para desenvolver qualquer relação, seja de trabalho ou de amizade. Antes de mostrar que sou bom, preciso provar ser diferente desse conceito padrão e generalizado do que é Brasil e dos brasileiros." Nelson Knak, CPES

Galeria do Insólito

Decorria em amena cavaqueira o ISAP, conferência científica organizada pelo INESC TEC, quando o insólito aconteceu!

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

Engenharia do Porto vence prova de robótica internacional em Itália

Equipa isep-inesc tec vence o 1º lugar do eurathlon grand challenge

Uma equipa de investigadores do INESC TEC e alunos do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) venceu o Eurathlon Grand Challenge em Piombino, Itália, uma competição internacional de busca e salvamento robótico que decorreu de 17 a 25 de setembro. A equipa ISEP-INESC TEC Aerial Robotics Team participou com robôs aéreos e, no desafio final, mediu forças em parceria com uma equipa de robótica submarina da Universidade de Girona, Espanha, e com a empresa alemã Cobham que competiu com robôs terrestres.

e2   e2

2º lugar da competição foi também ocupado por investigadores do INESC TEC

A participação portuguesa incluiu também uma equipa de investigadores do Centro de Robótica do INESC TEC (com a colaboração do ISEP e da Faculdade de Engenharia da U.Porto) com robôs marinhos integrada na equipa ICARUS, que conquistou o segundo lugar na prova final. De relevar que esta última formação integrou elementos do projeto europeu de busca e salvamento e ainda investigadores de cinco instituições europeias, e na qual os elementos do INESC TEC participaram com os robôs submarino MARES e de superfície ROAZ.

4   5

“Fomos convidados a participar nesta competição com robôs que atuam em cenários de água através do projeto europeu ICARUS. Os nossos robôs dão apoio em ações de busca e salvamento em casos de grandes catástrofes”, explica Aníbal Matos, investigador do INESC TEC e docente da FEUP, que participou no euRathlon.

O ICARUS (Integrated Components for Assisted Rescus and Unmanned Search Operations – Componentes integradas para assistência a operações de busca e salvamento) é um projeto europeu que reúne 24 parceiros de nove países – Portugal, Espanha, França, Alemanha, Bélgica, Suíça, Itália, Áustria, Polónia, e contou com um orçamento de 17 milhões de euros. Começou em fevereiro de 2012 e termina em janeiro de 2016.

O projeto tem como objetivo desenvolver ferramentas robóticas que vão auxiliar as equipas de resgate em operações de busca e salvamento, numa componente de segurança terrestre e marítima. A inovação destes robôs é a capacidade que têm para ser utilizados em cenários de crise, como por exemplo, numa situação de desastre natural.

e6   e7

O que é o euRathlon Grand Challenge?

Organizado por um consórcio internacional, o Eurathlon Grand Challenge contou com a participação de 18 equipas, oriundas de 21 países, num total de 150 participantes. Pela primeira vez a nível mundial, esta competição robótica consistiu num cenário de busca e salvamento inspirado no desastre nuclear de Fukushima, Japão, em que estiveram envolvidos, simultaneamente, robôs terrestres, aéreos e submarinos.

A participação portuguesa neste mega desafio internacional – Eurathlon Grand Challenge – demonstrou a primazia da engenharia nacional. Além da conquista do primeiro e segundo lugares, as equipas nacionais conseguiram ainda arrecadar diversos prémios adicionais em competições técnicas ou cenários parcelares.

Os investigadores com ligação ao INESC TEC referido nesta notícia têm vínculo às seguintes entidades parceiras: INESC TEC, FEUP e ISEP.