AS DIVERGÊNCIAS QUE CONVERGEM
A Universidade do Porto é o associado mais importante do INESC TEC e, por isso, o que nela ocorre afeta em grau elevado a vida do instituto. Esta afirmação não constitui desprimor para com os restantes associados e parceiros privilegiados ou o seu papel tão fundamental na composição da essência única do INESC TEC. É a realidade dos factos sem valor moral ou emocional.
Movimenta-se a Universidade na preparação de uma nova eleição para o seu Conselho Geral. É um órgão vital, na atual arquitetura institucional - escolhe o Reitor, define princípios de governação. Várias listas se preparam refletindo correntes de opinião ou demonstrando apoio a protagonismos distintos.
O INESC TEC não tem partido - uma instituição não pode ter partido. O partido do INESC TEC, nesta matéria, é a UP. Importa reafirmar isto, no momento em que vários dos seus colaboradores estarão envolvidos em diversas das listas candidatas. E importa, porque o INESC TEC não pode existir de outra maneira: senão acarinhando todos.
Orgulhamo-nos de ter construído, no INESC TEC, um ambiente de fraternidade e cooperação que não olha a camisolas: de grupo, de especialidade, de escola, de Universidade ou Politécnico, de região, de país. Esse é parte do segredo da pujança, da vitalidade do INESC TEC: a capacidade de construir pontes e harmonizar perspetivas dissonantes. Temos pessoas de 34 países sem que haja sequer memória de discriminação ou dissensão. Temos Centros que reúnem gente de muitas origens e são triunfantes quando outros falham, porque sabem cooperar e ser multidisciplinares.
Por isso, dividindo-se colaboradores do INESC TEC por várias listas, a única leitura autorizada é a de que os cidadãos que se juntam no INESC TEC querem contribuir para uma melhor UP, cada um à sua maneira e com a sua perspetiva.
E o que pode esta diversidade carrear de bom, para a UP e o seu Conselho Geral, é a nossa experiência coletiva de consensualizar, de construir pontes, de conectar pontos de vista, e também de divergir sem que isso seja hostilizar.
Saudamos, portanto, o ato do cidadania de todos os que se preocupam, nessa forma, com o bom futuro da UP.
Créditos foto: uporto.pt