Cadê Você?
O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas. Muitas vezes, essas pessoas vão ocupar lugares de destaque nas melhores empresas nacionais e internacionais ou optam por formar spin-offs. Como a melhor forma de transferir tecnologia é transferir pessoas, nesta secção a voz é dada aos colaboradores que se formaram no INESC TEC e agora brilham noutras empresas e instituições.
Ricardo Almeida, WINSIG – Sistemas Integrados de Gestão, Lda, Responsável equipa de consultoria da área de indústria
- Ano em que entrou e saiu do INESC TEC: 2009-2014
- Centro(s) do INESC TEC com que colaborou: CESE
- Título(s) do(s) projeto(s) em que participou: Net-Challenge
Testemunho relativo a sua experiência desde a sua saída do INESC TEC
A Winsig é uma empresa especializada na consultoria e implementação de sistemas de informação empresariais. Atualmente, conta com mais de 45 consultores e é considerado o maior parceiro implementador do sistema ERP da PHC. Dado o crescimento e internacionalização de alguns dos seus clientes tornou-se, desde há um ano, parceiro implementador do sistema ERP Sage X3. Nos seus quadros conta também com uma equipa de desenvolvimento para as áreas Web e mobilidade, apresentando diversas soluções para ambientes B2B e B2C.
A Winsig possui cerca de 400 clientes e uma reconhecida posição no mercado das Tecnologias de Informação, contando com implementações em Portugal, Espanha, Angola e Brasil. Uma das suas maiores competências é o enorme conhecimento de processos de negócio logísticos característicos dos mais diversos sectores industriais (como a textil, calçado, plásticos, moldes, etc.).
A minha integração na Winsig teve, como objetivo inicial, auxiliar na organização interna de equipa de consultores da área da indústria, participando ativamente na escolha e implementação de uma ferramenta colaborativa de gestão que garantisse o controlo de todos os projetos. Foi-me também atribuída a gestão da equipa de consultores experientes e dos projetos de índole industrial que, no passado mês, ultrapassaram as duas dezenas de implementações nas mais diversas áreas.
Durante os últimos meses, tenho repartido as minhas atividades na gestão e alocação de consultores, levantamento e especificação de requisitos e avaliação de potenciais melhorias nos processos de negócio industriais e, até mesmo, algumas atividades de programação pura, como o caso de um desenvolvimento de um sistema MRP (tipo I) para uma grande unidade industrial. Uma das minhas responsabilidades inclui também a lecionação de cursos de Microsoft Visual FoxPro a clientes finais (com vista a potenciar a utilização do software PHC) sendo, atualmente, um dos mais conceituados formadores desta linguagem de programação a nível nacional. A otimização na utilização de sistemas de informação e bases de dados de enorme dimensão é uma preocupação constante no seu trabalho, pelo que ainda efetua algumas atividades database tuning nos projetos em que participa.
As minhas capacidades de consultoria de processos industriais foram largamente desenvolvidas durante a minha estadia do INESC TEC, quer pela participação no projeto Net-Challenge quer pela inclusão em algumas reuniões lideradas pelo Eng. Correia Alves. A aprendizagem que foi proporcionada de ferramentas de representação de processos (em notações como a BPMN e IDEF0) tornou-se numa mais-valia nas minhas atividades diárias.
O relacionamento que promovo com os meus clientes é de enorme respeito e partilha de conhecimento. Esta foi uma das áreas que o INESC TEC mais contribuiu para o meu desenvolvimento profissional, pois ao envolvê-lo em várias tarefas de projetos internacionais permitiu a interação com outras equipas multidisciplinares, nacionais e internacionais. A constante procura pela investigação e inovação característica do INESC TEC permitiu-me desenvolver as capacidades adequadas para a pesquisa e implementação de soluções ideais para cada um dos meus clientes.
Na sua opinião como é que a sua experiência no INESC TEC ajudou no novo papel?
A minha passagem no INESC TEC foi bastante enriquecedora em várias vertentes para a minha atual vida profissional. Em primeiro lugar, pelo contacto direto com as tendências emergentes do setor da indústria, conhecimento e networking adquiridos na participação ativa no projeto europeu Net-Challenge, bem como a oportunidade de representar o INESC TEC como especialista perante a Comissão Europeia (ao qual foram apresentados cerca de 20 projetos europeus). Acresce o constante rigor e seriedade na postura do INESC TEC com o mercado empresarial, que me serviu de exemplo que profissionais de consultoria devem tornar-se parceiros dos clientes, verdadeiramente interessados na resolução de problemas e resposta eficiente às suas expetativas. Este ambiente de confiança partilhada foi vivido em todos os projetos que participei com o INESC TEC, sempre pela busca de soluções adequadas aos requisitos das empresas. Em terceiro lugar, por constatar que verdadeiros líderes podem ser também grandes seres humanos, como o caso do Luís Carneiro, com quem tive a oportunidade de aprender bastante sobre gestão de projetos e gestão de equipas.
Os anos passados no INESC TEC caracterizaram-se por períodos de enorme partilha e amizade. Os ensinamentos adquiridos são “utilizados” diariamente no relacionamento com colegas de trabalho, com clientes mas principalmente, com uma postura de desafio constante na procura de conhecimento para desenvolver soluções eficazes e eficientes.
Na sua opinião, o INESC TEC mudou em quais aspectos desde a sua saída?
O INESC TEC continua um trabalho inquestionável na investigação e contacto com o mundo empresarial e é detentor de um enorme reconhecimento a nível nacional e internacional. A prova reconhecida são os inúmeros projetos que têm sido desenvolvidos e aplicados na Sociedade. A comunicação dos projetos atuais e das suas aplicabilidades tem sido bem divulgada pelo departamento de Comunicação, bem como uma “ligação umbilical” aos seus antigos colaboradores.