Corporate
Nesta secção a voz é dada às empresas e organizações que tomaram o INESC TEC como parceiro de projetos e atividades. O bom relacionamento e o bom exemplo são ingredientes indispensáveis para que a ciência e tecnologia sirvam a sociedade com tanto entusiasmo como profissionalismo.
João Ferreira, Diretor Financeiro e de Suporte na JPM – Automação e Equipamentos Industriais, S.A.
-
"Globalmente, considera-se a experiência de colaboração com o INESC TEC extremamente positiva uma vez que permitiu atingir um nível de inovação muito competitivo e um posicionamento muito atual em relação ao estado da arte, em termos de tecnologia."
-
"A colaboração contínua que se tem vindo a estabelecer com o INESC TEC nos últimos anos permitiu também a introdução de metodologias de gestão mais eficientes não só ao nível do chão de fábrica, como também ao nível das áreas de engenharia, comercial e financeira. Esta abordagem holística traduziu-se ultimamente na evolução do paradigma global da organização para um paradigma mais lean."
Histórico da relação entre a empresa e o INESC TEC
A relação entre o INESC TEC e a JPM teve início em 2012, com um projeto de consultoria que teve por objetivo o diagnóstico do chão de fábrica da JPM. No seguimento deste projeto, em 2013, nasceu o projeto de consultoria especializada no âmbito do projeto “Produzir melhor, Exportar mais” – ProdExport. O objetivo era implementar as medidas resultantes do projeto de consultoria realizado anteriormente na JPM. Posteriormente, foi realizado o projeto MOFFS – Escalonador Rápido e Inteligente para Fabrico por Encomenda, com início em 2014 e concluído recentemente em setembro de 2015.
Áreas de Negócio
Automação e equipamentos industriais.
Ano em que colaborou com o INESC TEC
Desde 2012.
Título do projeto
ProdExport, MOFFS
Centro(s) do INESC TEC com que colaborou
CESE (Centro de Engenharia de Sistemas Empresariais)
Responsáveis pelo projeto (INESC TEC)
Américo Azevedo, António Correia Alves, Alexandra Sofia Marques
Testemunho relativo ao Projeto
O primeiro contacto com o INESC TEC ocorreu em 2012, na sequência da identificação da necessidade de introduzir melhorias operacionais e de reduzir desperdícios na JPM. Na sequência deste contacto, foi elaborado um projeto de consultoria que visou o diagnóstico do chão de fábrica da JPM, tendo como resultado a identificação de áreas de intervenção e medidas de atuação para a melhoria operacional da produção.
No seguimento deste projeto de consultoria, foram pedidos apoios para a implementação das medidas identificadas, tendo surgido neste contexto o ProdExport, projeto de consultoria especializada no âmbito do projeto “Produzir melhor, Exportar mais”, realizado em parceria exclusiva com o INESC TEC. O ProdExport incorporou a necessidade de adquirir um software de planeamento da produção e uma mudança do paradigma da organização.
A realização do projeto ProdExport permitiu alcançar um conjunto de melhorias significativas ao nível da produtividade, mas também uma alteração da filosofia de trabalho da organização, derivada das metodologias de gestão implementadas.
O projeto MOFFS – Escalonador Rápido e Inteligente para Fabrico por Encomenda, por sua vez, foi um projeto europeu financiado em consórcio, formado por parceiros portugueses (INESC TEC e JPM) e parceiros espanhóis (Intermark e Prodintec). O principal objetivo do MOFFS foi o desenvolvimento de um software protótipo de simulação e otimização da produção em chão de fábrica, para resolver problemas de produção customizada e flexível, recorrendo a métodos de simulação. Os resultados do MOFFS foram muito positivos na medida em que foi verificado que os testes realizados em ambiente real e em ambiente de simulação apresentavam muitas semelhanças, o que permitiu validaro modelo de produção e do software utlizado na produção. Deste modo, considera-se que foi um projeto com sucesso.
Futuramente, equaciona-se a possibilidade de realizar um projeto com o INESC TEC mais próximo do mercado, visando a integração do algoritmo de simulação com o software de gestão, com uma interface user-friendly. Neste sentido, a JPM atuaria como um demonstrador piloto.
Globalmente, considera-se a experiência de colaboração com o INESC TEC extremamente positiva uma vez que permitiu atingir um nível de inovação muito competitivo e um posicionamento muito atual em relação ao estado da arte, em termos de tecnologia. A colaboração contínua que se tem vindo a estabelecer com o INESC TEC nos últimos anos permitiu também a introdução de metodologias de gestão mais eficientes não só ao nível do chão de fábrica, como também ao nível das áreas de engenharia, comercial e financeira. Esta abordagem holística traduziu-se ultimamente na evolução do paradigma global da organização para um paradigma mais lean.
Relativamente a novas colaborações, está a ser preparada uma nova candidatura de um projeto em consórcio com o INESC TEC e o INEGI no âmbito do Portugal 2020, visando o desenvolvimento de um sistema de paletização.