Offside
Lado B

O Lado B de Filipe Borges Teixeira, colaborador do CTM.

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da JPM – Automação e Equipamentos Industriais, S.A., pela voz de João Ferreira.

Fora de Série

"... espero poder continuar com a mesma dedicação e rigor o trabalho que tenho vindo a desenvolver até à data, e poder também apoiar o INESC TEC no que me for possível." Rita Ribeiro (CAP)

Asneira Livre

"(...) apesar da designação de interface, são estas instituições cada vez mais o centro, e não a fronteira, de um processo plural de investigação, potenciador de estratégias de inovação que geram efectivo valor acrescentado (...)". Luís Barbosa (HASLab)

Galeria do Insólito

Diz-se que os jovens só crescem sensivelmente até aos 20 anos, mas cá no INESC TEC, apesar de já estarmos a entrar na idade madura, temos vindo a crescer de forma assinalável até aos 30 anos...

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC.

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC.

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

Projeto SUSTAINABLE chega ao fim

EVENTO FINAL DO PROJETO DECORRE NOS DIAS 30 E 31 DE MARÇO, EM LISBOA E ÉVORA

O projeto SuSTAINABLE (Smart distribution System operaTion for mAximizing the INtegration of renewABLE generation), que começou em janeiro de 2013 e tinha como objetivo desenvolver algoritmos e funcionalidades avançadas para apoio à operação da rede de distribuição de modo a maximizar a integração de energia com base renovável de uma forma segura e sustentável, chegou agora ao fim. O evento de encerramento vai ter lugar nos dias 30 e 31 de março, em Lisboa e Évora, respetivamente.

sustainable 1   sustainable 2

Os objetivos

O SuSTAINABLE apresentava uma proposta inovadora que pretendia desenvolver ferramentas avançadas para a operação e planeamento da rede de distribuição. O “Laboratório de Redes Elétricas Inteligentes e Veículos Elétricos” do INESC TEC potenciou as condições ideais para a validação dos conceitos desenvolvidos que foram posteriormente testados na InovCity em Évora.

O projeto, que três anos e três meses depois chega ao fim, tem agora a Conferência final no dia 30 de março, no edifício da EDP, em Lisboa. No dia seguinte, 31 de março, a partida de Lisboa está prevista para as 09h30 da manhã em direção a Évora, onde o será feito um percurso pelos principais pontos de interesse do demonstrador do SuSTAINABLE para mostrar as ferramentas desenvolvidas em operação.

Este evento pretende abordar os desafios dos operadores de redes de distribuição através do desenvolvimento e demonstração de um novo paradigma de operação, utilizando informação de uma infraestrutura de medição e previsões localizadas de curto prazo, que vão permitir gerir os sistemas de distribuição de uma forma mais eficiente e económica. Isto vai possibilitar uma maior integração de diferentes recursos distribuídos de uma forma segura, tirando partido dos principais resultados do projeto SuSTAINABLE obtidos pelo consórcio.

trabalho projeto   andré madureira

Quais os principais resultados?

Ao longo dos mais de três anos de projeto foi possível desenvolver funcionalidades para gestão das redes de distribuição com elevada integração de recursos energéticos distribuídos, nomeadamente fontes de energia renovável.

De acordo com André Madureira, investigador do Centro de Sistemas de Energia (CPES) do INESC TEC, “isto materializou-se num conjunto de ferramentas altamente inovadoras e capazes de endereçar áreas tão abrangentes como a previsão de recurso renovável, estimação do estado, controlo coordenado de tensão, proteções e planeamento de rede dentro do contexto das redes elétricas inteligentes”.

rede distribuição   painéis solares

O impacto do SuSTAINABLE

O SuSTAINABLE tem perspetivas de conseguir um impacto significativo na sociedade ao facilitar a integração de recursos distribuídos, em particular tecnologias de base renovável, que beneficia não apenas o sistema elétrico de distribuição, mas também os próprios consumidores e sociedade em geral pois permite caminhar na direção de um sistema mais sustentável, mais descarbonizado e mais eficiente.

Durante o projeto, os principais desenvolvimentos foram integrados no demonstrador geral de redes inteligentes da EDP em Évora, o InovCity. Prevê-se que estes pequenos demonstradores possam ser expandidos, melhorados e reforçados quer em termos de equipamentos, quer em termos do desenvolvimento de novos algoritmos, no âmbito de futuros projetos de I&D e I&DD do H2020.

Liderado pela EDP Distribuição, o SuSTAINABLE conta ainda com a participação da EFACEC, da Universidade de Manchester (Reino Unido), da Universidade Técnica de Berlim (Alemanha), da Universidade Pontifícia Comillas – Madrid (Espanha), da Universidade Técnica de Atenas (Grécia) e do Operador de Distribuição Helénico (Grécia).

Os investigadores com ligação ao INESC TEC mencionados no corpo da notícia têm vínculo à UP-FEUP.