Alunos do ensino secundário contactam com ciência e tecnologia made in INESC TEC
O INESC TEC voltou a marcar presença em dois dos mais importantes eventos concebidos para a população estudantil do norte do país – a Semana Profissão: Engenheiro (SPE), promovida pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), que decorreu de 14 a 16 de março, e a Mostra da Universidade do Porto (Mostra U.Porto), liderada pela Reitoria da Universidade portuense, que se realizou de 17 a 26 de março.
Afinal o que é ser engenheiro?
Durante três dias, mais de 1300 estudantes do ensino secundário vindos de 63 escolas tiveram acesso a cerca de 70 atividades em que puderam estar perto de investigadores, professores e diferentes tecnologias. Com o objetivo de dar a conhecer as diversas áreas onde a engenharia pode estar presente, as atividades dividiram-se em quatro grupos: “Salvo o Planeta”, “Desenho o novo Homem”, “Crio a Sociedade do Futuro”, “Torno as empresas mais competitivas” e “Construo um Mundo Novo”, incluindo-se as atividades do INESC TEC neste último tema.
O INESC TEC recebeu cerca de 120 estudantes vindos de diversos locais do norte do país: Rio Tinto, Matosinhos, Paredes, Famalicão, Valongo, Ermesinde, Paços de Ferreira, entre outros.
Os alunos, maioritariamente do 11º ano, tiveram oportunidade de aprender um pouco mais sobre visão computacional, nas áreas de biometria e o uso da mesma no âmbito de segurança. Falou-se também do tratamento de imagem médica e no impacto que os engenheiros podem ter na vida das pessoas e na melhoria das condições de vida. Esta apresentação, “Visão computacional: mais do que uma ciência, uma arte”, ficou a cargo dos investigadores do Centro de Telecomunicações e Multimédia (CTM) Ana Rebelo e Kelwin Fernandes.
Alguns estudantes fizeram uma visita ao Laboratório de Redes Elétricas Inteligentes e Veículos Elétricos, onde foram recebidos por Luís Seca, coordenador do Centro de Sistemas de Energia (CPES). Os alunos puderam ver dois carros elétricos, uma série de contadores elétricos inteligentes e ouvir uma explicação sobre o sistema elétrico e as vantagens dos novos contadores criados com o projeto InovGrid.
“Automação nas Indústrias e Casas em Movimento” foi a apresentação do Centro de Engenharia de Sistemas Empresariais (CESE) feita pelos investigadores Luís Guardão e Paulo Sá Marques. Durante esta sessão falou-se da importância da automatização da logística interna nas empresas industriais para que estas aumentem a sua produtividade.
Mostra da U.Porto foi a mais visitada de sempre
Naquela que foi a 14ª edição, a Mostra da U.Porto voltou ao Pavilhão Rosa Mota, depois de uma passagem, em 2015, pelo Centro de Congressos da Alfândega do Porto. Foram mais de 18 mil os visitantes que passaram pelo Pavilhão Rosa Mota nos quatro dias do certame, o que faz desta a Mostra mais visitada de sempre, o que representou um aumento de 30% em relação ao ano anterior.
Este ano, o INESC TEC teve em destaque dois projetos, um do CTM e outro do Laboratório de Software Confiável (HASLab): o BlueCom+ e o SafeCloud, respetivamente.
INESC TEC leva a Internet ao alto mar
Pioneiro a nível mundial, o BlueCom+ tem como objetivo tornar possível o acesso à Internet em zonas remotas do oceano, a mais de 100 km da costa, em banda larga e com baixo custo. Para isso serão utilizadas tecnologias de acesso normalizadas como o Wi-Fi e o 4G,. O projeto irá suportar a Economia Azul, incluindo as pescas, o transporte marítimo, a exploração de recursos minerais no fundo oceânico e a monitorização ambiental.
O conceito do projeto baseia-se na utilização de balões de hélio ancorados, por exemplo, em boias, embarcações ou parques eólicos, que formam uma rede voadora emalhada de banda larga a operar nas bandas de frequência libertadas pela televisão analógica, de modo a garantir ligações rádio de longo alcance e permitir o acesso sem fios à Internet usando tecnologias normalizadas.
Durante a Mostra os visitantes puderam ver in loco uma das componentes do BlueCom, um balão Helikite, que será usado no demonstrador em ambiente marítimo. O balão permitiu aos visitantes acederem à Internet e experienciarem o que será o cenário em alto-mar usando a tecnologia BlueCom+. O balão tinha ainda a bordo uma câmara para transmissão de vídeo em tempo real.
Proteção de dados da cloud
Já no SafeCloud, um projeto europeu que tem como principal objetivo propor novas soluções de armazenamento e processamento de informação digital que permitam oferecer total privacidade e segurança aos seus utilizadores, os visitantes da Mostra da U.Porto tiveram acesso à primeira demonstração pública de aplicações móveis desenhadas com base em tecnologia SafeCloud.
Baseando-se numa inovadora perspetiva de como desenhar sistemas de informação, o projeto SafeCloud consegue proteger a informação na cloud, mesmo na presença dos mais sofisticados ataques de piratas informáticos.
Durante os quatro dias do evento, os projetos do INESC TEC, que muito suscitaram o interesse dos participantes, foram apresentados por investigadores de diferentes Centros do INESC TEC, com destaque para o CTM, fortemente representado na iniciativa, e para o HASLab.
Organizada pela Reitoria da Universidade do Porto, a Mostra da U.Porto tem como objetivo informar os jovens sobre as escolhas de que dispõem para prosseguirem os seus estudos nas 14 faculdades da Universidade do Porto, tentando motivá-los, ao mesmo tempo, para o conhecimento nas suas mais variadas vertentes, e disponibilizando uma exploração interativa de variados aspetos do conhecimento científico. Além das faculdades, estiveram ainda representados alguns dos mais importantes centros de investigação integrados na U.Porto, onde se inclui o INESC TEC.
Os investigadores com ligação ao INESC TEC mencionados no corpo da notícia têm vínculo ao INESC TEC.