Offside
Lado B

O Lado B de Filipe Borges Teixeira, colaborador do CTM.

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da JPM – Automação e Equipamentos Industriais, S.A., pela voz de João Ferreira.

Fora de Série

"... espero poder continuar com a mesma dedicação e rigor o trabalho que tenho vindo a desenvolver até à data, e poder também apoiar o INESC TEC no que me for possível." Rita Ribeiro (CAP)

Asneira Livre

"(...) apesar da designação de interface, são estas instituições cada vez mais o centro, e não a fronteira, de um processo plural de investigação, potenciador de estratégias de inovação que geram efectivo valor acrescentado (...)". Luís Barbosa (HASLab)

Galeria do Insólito

Diz-se que os jovens só crescem sensivelmente até aos 20 anos, mas cá no INESC TEC, apesar de já estarmos a entrar na idade madura, temos vindo a crescer de forma assinalável até aos 30 anos...

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC.

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC.

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

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Educar através de jogos? O INESC TEC diz que é possível

O Centro de Sistemas de Informação e de Computação Gráfica (CSIG) do INESC TEC está envolvido no projeto europeu Beaconing (Breaking educational barriers with contextualised pervasive and gameful learning ou “Derrubar barreiras educativas através de uma aprendizagem contextualizada, pervasiva e com base em jogos”) cujo objetivo passa por criar novos modelos e práticas de ensino e aprendizagem.

Neste projeto de €5,9M, os investigadores pretendem criar jogos pervasivos que transmitem conteúdo educacional e não apenas de entretenimento. Os jogos pervasivos estendem o mundo do jogo ao ambiente envolvente, podendo este ser a sala de aula, a casa do próprio estudante ou a cidade em que vive. Será desenvolvida uma plataforma para gerar automaticamente aplicações móveis com jogos pervasivos de acordo com a descrição dos próprios docentes, que lançam desafios e questões aos alunos, e que se integra com as ferramentas e serviços educativos existentes nas organizações participantes no projeto.

Para testar o BEACONING vão ser implementados, em 2017, sistemas de grande escala na Grécia, Turquia, França, Israel e Roménia, cada um envolvendo centenas de estudantes e profissionais na Europa, garantindo um plano de exploração e de negócio para a adoção da plataforma. Em Portugal, tal como noutros países europeus, estão previstos pilotos, mas de menor escala, implementados em escolas ainda a designar.

A ideia é que os conteúdos vindos dos docentes estejam disponíveis de forma integrada e em qualquer sítio, altura e de forma acessível para qualquer tipo de estudante, independentemente do seu perfil ou necessidade especial.

“Com o BEACONING pretendemos criar novos modelos e práticas de ensino e aprendizagem, mas também mudar mentalidades, democratizando esta área. O projeto prevê proporcionar um ensino mais inclusivo e contextualizado”, explica António Coelho, investigador do INESC TEC, o único parceiro português do projeto, e que integra na equipa investigadores da Universidade do Porto, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e da Universidade Aberta.

A plataforma vai alavancar abordagens inovadoras, incluindo tecnologia relacionada com a Internet do Futuro, tecnologias móveis, desenvolvimento de jogos e criação de conteúdos para os mesmos, interfaces pessoa-computador, usabilidade e acessibilidade, análise da aprendizagem e modelos de aprendizagem com base em problemas.

O projeto BEACONING arrancou em janeiro de 2016 e tem a duração de três anos. No total são 15 organizações de nove países europeus que estão a participar neste projeto financiado pelo programa de investigação europeu Horizonte 2020. Coordenado pela Coventry University (Reino Unido), participam no projeto o INESC TEC (Portugal), Herriot-Watt University e Hands Free Computing (Reino Unido), Playsoft, Succubus e ORT (França), BIBA Institute (Alemanha), Imaginary (Itália), Ifinity (Polónia), Siveco e ATS (Roménia), Universidade Complutense de Madrid e Geomotion (Espanha) e Sebit (Turquia).

Mais informações em: http://beaconing.eu

 

O investigador com ligação ao INESC TEC mencionado no corpo da notícia tem vínculo à UP-FEUP.