Offside
Lado B

João Basílio, investigador do Centro de Sistemas de Energia (CPES), é surfista amador.

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da Altice Albs, pela voz de Fausto de Carvalho.

Fora de Série

"Salientaria a disponibilidade e complementaridade de talentos que permitiram entregar resultados de elevada qualidade." Samuel Moniz (CESE)

Pensar Sério

"Entendo que enquanto não se realizar o matching entre os desejos das entidades privadas e as necessidades particulares das entidades públicas, poderão ser implementados sucessivos programas, uns mais sonantes que outros, que não haverá um avanço significativo nesta matéria". Paulo Diogo Ferreira (SAAF)

Galeria do Insólito

"...investigador que se preze, tem um conto de fadas e princesas sempre à mão. Esse livro é que é a sua verdadeira bíblia."

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC.

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC.

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

Nasceu um novo laboratório para a indústria na cidade do Porto

Chama-se Fabtec - Laboratório de processos e tecnologias para sistemas avançados de produção

Nasceu um novo laboratório de apoio à indústria transformadora na cidade do Porto. Chama-se FABTEC, o Laboratório de Processos e Tecnologias para Sistemas Avançados de Produção e vai explorar oportunidades inerentes ao que hoje em dia se chama Fabrico de Alto Valor Acrescentado, High Value Manufacturing. Ou seja, a aplicação de conhecimento e técnicas “estado-da-arte” na criação de produtos, processos de produção e serviços associados, que tenham o potencial de conduzir a um crescimento sustentável e de elevado valor económico.
O FABTEC pode ser visto como uma estrutura de carácter multidisciplinar, que congregará, em rede, unidades de ID&I já existentes no universo da U.Porto. Para além de potenciar as competências já existentes, o FABTEC explorará o desenvolvimento de soluções multidisciplinares às empresas através da sua experimentação numa learning-factory. O FABTEC foi apresentado publicamente no dia 20 de outubro, na Biblioteca Almeida Garrett, no Porto, no âmbito do segundo Fórum INESC TEC do outono.

1   2

Consórcio é constituído pelo INESC TEC, FEUP e INEGI

A FEUP - Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, o INESC TEC - Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência e o INEGI - Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial juntaram competências multidisciplinares e a experiência de mais de 30 anos, quer a nível nacional quer europeu, para melhor poderem contribuir para reforçar a competitividade das empresas nacionais da indústria transformadora e dos fornecedores de tecnologias de produção.

O aumento da intensidade tecnológica, da eficiência dos processos produtivos e o reforço da diferenciação, com destaque para a flexibilidade, resposta rápida e integração de tecnologias e processos avançados de fabrico, incluindo as soluções tecnológicas conhecidas como da Indústria 4.0, são vitais em todos os setores da indústria nacional. O objetivo do FABTEC é dar resposta a estes desafios.

O FABTEC vai integrar e potenciar as competências existentes nestas três instituições, que agregam a maior massa crítica do país a trabalhar com a indústria nacional, promover e facilitar um relacionamento ativo, efetivo e eficaz da universidade/centros de investigação, com as empresas ligadas à indústria transformadora e potenciar a realização de projetos de dimensão e multidisciplinaridade para os quais resultaria uma eficácia reduzida quando desenvolvidos de forma autónoma.

4   5

“No fundo o FABTEC vai ser uma learning-factory que vai responder a três stakeholders: as empresas, que vão poder experienciar tecnologias e conceitos, os responsáveis pelo desenvolvimento do conhecimento, que vão ter um ambiente mais real e de escala, e os próprios estudantes de engenharia, tanto ao nível da pré- como da pós-graduação”, explicou Américo Azevedo, diretor científico do FABTEC e coordenador do Centro de Engenharia de Sistemas Empresariais (CESE) do INESC TEC durante a apresentação pública do Laboratório.

A missão do FABTEC

São três os pontos em que assenta a missão do FABTEC: formação, articulação de competências e recursos e ser uma fábrica de aprendizagem.

Nesse sentido, vai ser criada uma nova Pós-Graduação em Produção Avançada, com o apoio do Produtech (Pólo das Tecnologias de Produção). O objetivo passa também por fomentar uma elavada qualificação dos recursos humanos, que se sabe ser determinante para acelerar a internacionalização das empresas da área e para assegurar uma crescente humanização do ambiente fabril.

O FABTEC pretende também garantir a eficaz articulação das competências e das infraestruturas e equipamentos laboratoriais de carácter estruturante atualmente disponíveis, no Campus da FEUP, na área dos processos e tecnologias avançadas de produção.

6   7

Os objetivos nacionais e internacionais

É graças a esta experiência que o consórcio do Porto está a liderar a participação portuguesa numa candidatura pan-europeia ao EIT (European Technology Institute) na área de Smart Manufacturing, que se espera que venha a contribuir para colocar Portugal ao nível dos melhores da Europa nas três vertentes de um KIC (Knowledge and Innovation Community): ensino, investigação e transferência de tecnologia para as empresas industriais.

Em termos nacionais, FEUP, INESC TEC e INEGI avançam agora com a criação de um Laboratório Colaborativo em Sistemas Avançados de Produção, que vai permitir alargar as suas competências e recursos, agregando outras universidades, institutos de I&D e centros tecnológicos, alinhando estrategicamente toda a atividade nesta área ao serviço da indústria portuguesa, e reduzindo o desfasamento entre as atividades de educação, investigação, inovação e as empresas.

Créditos das fotos 4, 5, 6 e 7 – Alexandre Delmar

 Os investigadores mencionados nesta notícia têm vínculo ao INESC TEC e à UP-FEUP.