Galeria do Insólito
princesas, fadas... e inteligência artificial
Este insólito vai ser curto, curtinho, como uma história infantil.
Há quem tenha uma imagem dos investigadores como seres um tanto ao quanto esotéricos, que vivem fechados no seu mundo e só pensam em publicar artigos, investigar em novas áreas e falar em jargão com os pares.
Ora, o BIP revela que esta ideia não é mais do que um estereótipo sem fundamento. Sim, porque investigador que se preze, tem um conto de fadas e princesas sempre à mão. Esse livro é que é a sua verdadeira “bíblia”.
A foto acima foi tirada no INESC TEC no espaço do Laboratório de Inteligência Artificial e Apoio à Decisão (LIAAD). Espantados? Então como acham que a fada transformou a abóbora em carruagem? Inteligência artificial, pois claro! E como é que o príncipe percebeu em que pé servia o sapatinho de cristal? Sistemas de apoio à Decisão, óbvio!
Já agora: e os Sete Anões? Mineração de Dados! E o Pinóquio? Reconhecimento de padrões! E o feijoeiro mágico? Árvores de decisão! E o...
Pois é: sabíamos que os investigadores do LIAAD escreviam artigos, mas não imaginávamos que fossem deste tipo, de "ciência para criancinhas". Foram apanhados em flagrante - vamos vasculhar as prateleiras do LIAAD e ver o que mais achamos?