INESC TEC conclui ferramentas de apoio à decisão para a REN
O Centro de Sistemas de Energia (CPES) do INESC TEC terminou, no mês de setembro, um projeto de I&D contratualizado com a REN (Redes Energéticas Nacionais) para desenvolvimento de ferramentas de apoio à decisão para o Sistema Elétrico Nacional, considerando um contexto com elevados níveis de integração de produção de base renovável.
Este projeto surgiu na sequência de um contrato anterior onde foram desenvolvidas ferramentas de previsão probabilística para produção em regime especial. O principal objetivo era desenvolver um módulo de software que permitisse fixar a reserva de regulação do Sistema Elétrico Nacional com base na utilização de previsões probabilísticas da Produção em Regime Especial (eólica, solar, mini-hídrica, cogeração) e Ordinário (grandes centrais hídricas e térmicas). Numa segunda fase, e após a análise dos primeiros resultados, foi desenvolvida uma segunda ferramenta que permite, com base numa análise de risco, ajudar a fixar os níveis máximos de importação no saldo da interligação com Espanha.
As ferramentas finais foram operacionalizadas na REN e os resultados fornecidos, várias vezes ao dia, aos operadores em ambiente real de teste. O resultado final é uma nova geração de ferramentas para gestão do sistema elétrico de energia, baseadas numa modelação das incertezas na geração e consumo, e quantificação do risco de operação do sistema.
A equipa de investigação do CPES envolvida na execução do projeto foi liderada por Ricardo Bessa e contou com Manuel Matos, Carla Gonçalves e Dewan Fayzur.
Os investigadores mencionados nesta notícia têm vínculo ao INESC TEC e UP-FEUP.