Especialistas em redes colaborativas reúnem-se na Invicta
O Centro de Engenharia de Sistemas Empresariais (CESE) do INESC TEC organizou a 17ª Edição da IFIP Working Conference on Virtual Enterprises, que se realizou no Palácio do Freixo, no Porto, de 3 a 5 de outubro.
Foram mais de 60 investigadores de 27 nacionalidades, especializados em redes colaborativas, que rumaram à Invicta para apresentar e debater comunicações sobre o tema “Collaboration in a hyperconnected world”. Este tema é tanto mais relevante quando se estima que em 2020 irão coexistir mais de 50 mil milhões de dispositivos ligados em rede. Este elevado nível de conectividade representa enormes desafios científicos, técnicos, sociais, políticos e económicos.
Além de um debate científico multidisciplinar e intenso nas várias sessões técnicas, um painel com vários líderes de associações empresariais e parques tecnológicos debateu a colaboração e partilha do conhecimento naquele tipo de organizações. Um outro painel de jovens investigadores anteviu cenários disruptivos para o futuro das redes colaborativas.
A conferência contou com a prestação depois reputados investigadores como keynote speakers: Paul Smart da Universidade de Southampton, Reino Unido, que abordou o tema “The Rise of the (Social) Machines” e Kathleen M. Carley da Carnegie Mellon University, EUA, que falou sobre “Dynamic Networks in a Cyber Mediated World”.
A conferência PRO-VE agrega uma comunidade científica multidisciplinar e vibrante em constante crescimento. O patrocínio da IFIP (International Federation for Information Processing) e da SocolNet (Society for Collaborative Networks) bem como a indexação das atas da conferência na ISI Web of Science atestam a qualidade e reputação da conferência.
A organização do evento ficou a cargo de uma equipa do CESE liderada por António Lucas Soares (Conference Chair).
O investigador mencionado nesta notícia tem vínculo à UP-FEUP.